quarta-feira, agosto 25, 2010

Balanços de fim de Verão


"O rural faz parte da nossa matriz e não podemos continuar a ignorar este aspecto fundamental"- Telmo Antunes, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, "Notícias de Vouzela", 29 de Julho de 2010.

O pior foram os fogos que não deram tréguas em Agosto- de resto, o Verão não tem corrido nada mal na região. Para além de um conjunto de iniciativas bem organizadas e com ampla participação popular, pudemos ouvir declarações muito interessantes a responsáveis locais. Desta vez, a "silly season" deu-se mal com a dureza do granito das encostas do Caramulo. Ainda bem.

Será que ainda vai a tempo?

Logo em Julho, tivemos a agradabilíssima surpresa de ver chegar o presidente da Câmara de Vouzela ao "clube" dos que defendem que só o respeito pelas características regionais pode ser o alicerce de qualquer programa de desenvolvimento. Em declarações ao "Notícias de Vouzela", realçou os pontos fortes do Concelho, destacando as facilidades de acesso, o património natural e edificado, a gastronomia e a importância das actividades rurais. Logo de seguida, defendeu a certificação de produtos locais- com destaque para os pasteis de Vouzela- anunciou um estudo para avaliar a situação dos produtores de vitela e, por fim, mas não menos importante, reconheceu a situação insatisfatória no que diz respeito ao abastecimento de água ao domicilio e ao saneamento. Uf! Abençoada fartura.

Na verdade, as conclusões do autarca vouzelense estão de acordo com estudos feitos há já algum tempo, coincidentes com informações ainda mais antigas (aqui, só como exemplo) e já nem vale a pena citar o arquitecto Gonçalo Ribeiro Teles que há mais de quarenta anos chama a atenção para estas coisas. Como se costuma dizer, "mais vale tarde do que nunca". Regista-se e aplaude-se o afastamento do dr. Telmo Antunes do "plano de obras" por si anunciado em 2004 e fazemos votos para que, nos três aninhos que lhe faltam para completar o mandato, consiga fazer o que o que já podia ter começado nos anteriores. Se quiser acrescentar medidas que dinamizem um programa de reabilitação e restauro, teremos um final em beleza. Os problemas com o abastecimento de água e com a cobertura do saneamento é que terão que esperar por... nova leva de "fundos".

Preocupações de todo o ano

Também o presidente da Câmara de São Pedro do Sul pôs o dedo na ferida, quando desabafou perante a imagem desoladora das chamas deste Verão: "Esta serra não aguenta este peso de uma mata contínua de pinheiro e eucalipto. É um barril de pólvora". É, sim senhor! Mas um "barril de pólvora" que foi estimulado pelo desprezo a que se condenou a agricultura e a pastorícia e pela indiferença que se continua a sentir perante a destruição das espécies "autóctones" de crescimento mais lento, mas com um papel regulador de valor incalculável.

É verdade que o problema é complexo e ultrapassa a área de influência das autarquias locais. Mas o melhor que estas podem fazer, é pressionar. Impedir que o assunto saia das "agendas" com as primeiras chuvas. Depois, também ajuda ter uma noção mais ampla de ordenamento do território, percebendo que as acanhadas fronteiras inventadas pelos homens, pouco têm que ver com os desafios que, cada vez mais, teremos que enfrentar.

Sem comentários: