segunda-feira, novembro 19, 2012
segunda-feira, junho 18, 2012
Termas de São Pedro do Sul - há muitos anos atrás...
Publicada por
Luís Filipe
à(s)
00:03
0
comentários
segunda-feira, maio 28, 2012
segunda-feira, janeiro 23, 2012
quinta-feira, janeiro 19, 2012
"Nem sabia onde aquilo ficava mas não calculas como aquilo é bonito!"
---------------------------
Neste blogue podem ser apreciados vários desenhos sobre São Pedro do Sul, de que destacamos este.
Publicada por
Trinta e três
à(s)
00:01
0
comentários
segunda-feira, janeiro 02, 2012
segunda-feira, outubro 31, 2011
segunda-feira, agosto 08, 2011
segunda-feira, janeiro 10, 2011
segunda-feira, dezembro 20, 2010
segunda-feira, novembro 29, 2010
segunda-feira, novembro 08, 2010
segunda-feira, março 15, 2010
Termas de São Pedro do Sul- um trecho do Rio Vouga
Publicada por
Trinta e três
à(s)
00:01
0
comentários
segunda-feira, fevereiro 22, 2010
segunda-feira, agosto 17, 2009
Vistas do monte
Emprestámos os montes para que os nossos irmãos das Termas de S. Pedro do Sul pudessem ter uns excelentes postais.
Publicada por
CP
à(s)
00:01
2
comentários
sexta-feira, janeiro 04, 2008
“Mostrar Portugal aos portugueses”
"Clicar" nas imagens para ampliar. Estas e muitas mais, aqui
Estava-se em 1930. António Ferro dirigia a revista “Ilustração Portuguesa”, perseguindo o objectivo de “mostrar Portugal aos portugueses”(1). Ensaiava, então, a estratégia que, mais tarde, a partir de 1933, iria aplicar à frente do Secretariado de Propaganda Nacional e que ficaria ligada a iniciativas como a participação nas exposições internacionais de Paris (1937), Nova Iorque e São Francisco (1939), o concurso “A Aldeia mais Portuguesa de Portugal” (realizado em 1939 e onde o concelho de Vouzela marcou presença), a Exposição do Mundo Português (1940).
De acordo com a orientação nacionalista então dominante, procurava-se transmitir uma imagem idealizada de Portugal que sustentasse o pretendido “orgulho português” e adoçasse os olhos com que nos viam do estrangeiro- ao fim e ao cabo, três décadas de democracia não foram suficientes para alterar este fascínio pelo mito.
Foi precisamente António Ferro o autor da ideia. Uma mão- cheia de notáveis, homens da comunicação social, foram metidos num comboio e levados a conhecer o Portugal profundo. Curia, Luso, Bussaco, Aveiro, Vale do Vouga, São Pedro do Sul, Vouzela: “Três dias no Paraíso”. Da viagem, saíram reportagens no Diário de Notícias, Notícias Ilustrado, Eva e Ilustração. São desta última as imagens e as citações que se publicam.
Depois de percorrerem o Vale do Vouga- “três horas de encantamento”- dirigiram-se a São Pedro do Sul. Encontraram o balneário das Termas aberto, mas o hotel fechado. Parece que hoteleiro e câmara andavam de “candeias às avessas”. Manifestaram o seu desagrado, os excursionistas, porque se tratava de “um rincão magnífico do paraíso que o esquecimento turístico aniquilará”. A pressão parece ter resultado, tal como era prometido nos acalorados e obrigatórios discursos que remataram o almoço. E o jornalista adornava: “Em redor, a natureza impressionável e magnânima, desentranha-se em maravilhas alheia às maldades dos homens que a matam com o seu veneno”.
Ainda junto ao balneário, registaram o fascínio pelo Dr. Trinta, director das termas: “Um médico à antiga, bela figura de apóstolo, alegre, bem humorado, enamorado da sua terra e da sua obra. Trinta como este e estava São Pedro na primeira fila das termas peninsulares, que bem o merece!”
Já de regresso a Aveiro, uma paragem em Vouzela onde foram recebidos por uma comitiva dirigida por João António Gonçalves de Figueiredo que teve direito a caricatura. Dirigiram-se ao Castelo- “que não inveja o Bussaco”- e mais uma vez a paisagem a impor-se aos sentidos do articulista: “(...) o mais belo panorama que os meus olhos ainda viram, o rio Vouga no fundo da taça, preguiçoso, o marau, às voltas de capricho. Serrazes a um lado, São Pedro a outro, a cadeia de montanhas, em toda a volta, a recortar o céu magnífico”.
Na despedida, umas taças de Lafões, “vinho fresco, alado, surpreendente (...), um vinho que deve ser, se a minha guela ressequida me não engana, o melhor de Portugal todo (...)”. Parece que estavam trinta e muitos à sombra.
_____________
(1)- in, Dicionário de História do Estado Novo, direcção de Fernando Rosas e J.M. Brandão de Brito, vol. I, 1996, pág. 356
Publicada por
Zé Bonito
à(s)
00:01
2
comentários



















