Mostrar mensagens com a etiqueta termas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta termas. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, novembro 19, 2012

segunda-feira, junho 18, 2012

segunda-feira, maio 28, 2012

Grande Hotel (Inatel)

Há 90 anos atrás o nosso Vouga mais parecia um dos grandes rios europeus...


segunda-feira, janeiro 23, 2012

quinta-feira, janeiro 19, 2012

"Nem sabia onde aquilo ficava mas não calculas como aquilo é bonito!"


"É lamentável como, nós portugueses, conhecemos tão mal o nosso país. Quando acontece irmos (ou termos que ir) a um sítio como Vouzela, falamos como o Júlio disse: “eh pá, não imaginas, fui a um sítio fantástico. Nem sabia onde aquilo ficava mas não calculas como aquilo é bonito!”. Ele referia-se aos lisboetas em concreto, que “não saem de Lisboa senão para ir ao Algarve” e eu generalizaria a coisa muito para lá de Lisboa mas também não é isso que está em causa… Vouzela fica a dois passos de São Pedro do Sul e quem passar por perto tem que parar e caminhar por aquelas ruas. Este desenho foi feito numa esplanada num largo, a meio dum desses passeios e de um Pastel de Vouzela que, por si só, é motivo mais que suficiente para a paragem!"- in, LigeiramenteCanhoto.Com.
---------------------------
Neste blogue podem ser apreciados vários desenhos sobre São Pedro do Sul, de que destacamos este.

segunda-feira, janeiro 02, 2012

Thermas Rainha D.Amelia

segunda-feira, outubro 31, 2011

Nas Thermas do Banho...

Posted by Picasa

segunda-feira, agosto 08, 2011

segunda-feira, janeiro 10, 2011

Termas Palácio... Hotel

Posted by Picasa

segunda-feira, dezembro 20, 2010

O número 6...Termas de SPSul

Posted by Picasa

segunda-feira, novembro 29, 2010

O Balneário

Posted by Picasa

segunda-feira, novembro 08, 2010

segunda-feira, março 15, 2010

Termas de São Pedro do Sul- um trecho do Rio Vouga

Foto Edgard, Edição de Domingos F. Marques- colecção particular

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Termas de São Pedro do Sul: Hotel Lisboa

Edição dos Laboratórios L.I.F.- Colecção particular

segunda-feira, agosto 17, 2009

Vistas do monte

Emprestámos os montes para que os nossos irmãos das Termas de S. Pedro do Sul pudessem ter uns excelentes postais.

Edição de Fradique Santos

sexta-feira, janeiro 04, 2008

“Mostrar Portugal aos portugueses”




"Clicar" nas imagens para ampliar. Estas e muitas mais, aqui

Estava-se em 1930. António Ferro dirigia a revista “Ilustração Portuguesa”, perseguindo o objectivo de “mostrar Portugal aos portugueses”(1). Ensaiava, então, a estratégia que, mais tarde, a partir de 1933, iria aplicar à frente do Secretariado de Propaganda Nacional e que ficaria ligada a iniciativas como a participação nas exposições internacionais de Paris (1937), Nova Iorque e São Francisco (1939), o concurso “A Aldeia mais Portuguesa de Portugal” (realizado em 1939 e onde o concelho de Vouzela marcou presença), a Exposição do Mundo Português (1940).

De acordo com a orientação nacionalista então dominante, procurava-se transmitir uma imagem idealizada de Portugal que sustentasse o pretendido “orgulho português” e adoçasse os olhos com que nos viam do estrangeiro- ao fim e ao cabo, três décadas de democracia não foram suficientes para alterar este fascínio pelo mito.

Foi precisamente António Ferro o autor da ideia. Uma mão- cheia de notáveis, homens da comunicação social, foram metidos num comboio e levados a conhecer o Portugal profundo. Curia, Luso, Bussaco, Aveiro, Vale do Vouga, São Pedro do Sul, Vouzela: “Três dias no Paraíso”. Da viagem, saíram reportagens no Diário de Notícias, Notícias Ilustrado, Eva e Ilustração. São desta última as imagens e as citações que se publicam.

Depois de percorrerem o Vale do Vouga- “três horas de encantamento”- dirigiram-se a São Pedro do Sul. Encontraram o balneário das Termas aberto, mas o hotel fechado. Parece que hoteleiro e câmara andavam de “candeias às avessas”. Manifestaram o seu desagrado, os excursionistas, porque se tratava de “um rincão magnífico do paraíso que o esquecimento turístico aniquilará”. A pressão parece ter resultado, tal como era prometido nos acalorados e obrigatórios discursos que remataram o almoço. E o jornalista adornava: “Em redor, a natureza impressionável e magnânima, desentranha-se em maravilhas alheia às maldades dos homens que a matam com o seu veneno”.

Ainda junto ao balneário, registaram o fascínio pelo Dr. Trinta, director das termas: “Um médico à antiga, bela figura de apóstolo, alegre, bem humorado, enamorado da sua terra e da sua obra. Trinta como este e estava São Pedro na primeira fila das termas peninsulares, que bem o merece!”

Já de regresso a Aveiro, uma paragem em Vouzela onde foram recebidos por uma comitiva dirigida por João António Gonçalves de Figueiredo que teve direito a caricatura. Dirigiram-se ao Castelo- “que não inveja o Bussaco”- e mais uma vez a paisagem a impor-se aos sentidos do articulista: “(...) o mais belo panorama que os meus olhos ainda viram, o rio Vouga no fundo da taça, preguiçoso, o marau, às voltas de capricho. Serrazes a um lado, São Pedro a outro, a cadeia de montanhas, em toda a volta, a recortar o céu magnífico”.

Na despedida, umas taças de Lafões, “vinho fresco, alado, surpreendente (...), um vinho que deve ser, se a minha guela ressequida me não engana, o melhor de Portugal todo (...)”. Parece que estavam trinta e muitos à sombra.

_____________

(1)- in, Dicionário de História do Estado Novo, direcção de Fernando Rosas e J.M. Brandão de Brito, vol. I, 1996, pág. 356