Mostrar mensagens com a etiqueta mira vouga. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta mira vouga. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, outubro 21, 2013

Hotel Mira Vouga


1950's


Colecção Passaporte "LOTY"

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Mira Vouga

O actual Instituto Missionário Marista já foi em tempos o Hotel Mira-Vouga que por sua vez foi a Pensão Mira-Vouga. A passagem a Hotel esteve relacionada com o aumento do tamanho inicial da Pensão, tanto em número de quartos como em serviços oferecidos. Já aqui foram mostradas as imagens da Pensão original e da versão final do Hotel. Existiu no entanto um estado intermédio (pouco documentado) pois o aumento não foi feito todo de uma vez. Repetimos as imagens anteriores e apresentamos uma nova de 1940 ou do fim dos anos 1930, do tempo em que o "Palácio-Pensão" tinha o telefone n.º 10.

Depois de termos mostrado este postal do fim dos anos 1930:



E este de meados dos anos 1950:



Mostramos agora este de 1940 / fim dos anos 1930.


Embora não havendo referência ao editor deste postal, suponho que terá sido emitido pela Pensão Mira-Vouga dado ser da mesma série de um outro, correspondente a uma vista parcial de Vouzela, mas que destaca o "Mira-Vouga" com impressão do nome na própria frente do postal, o que não é muito vulgar. Talvez quisessem mostrar a quem chegava de comboio onde ficava a pensão.


Adenda: já em tempos esta imagem do Mira-Vouga aqui tinha sido mostrada pois faz parte de um panfleto de 1940. Sendo assim estes postais devem ser do fim dos anos 1930 ou de 1940.

quinta-feira, dezembro 02, 2010

A propósito do Hotel Mira Vouga

"Clique" na imagem para ampliar.

Já mais do que uma vez publicámos imagens do antigo Hotel Mira Vouga (actuais instalações dos Maristas), tendo surgido algumas dúvidas sobre a data da sua inauguração. Foi isso mesmo que nos chamou a atenção, neste pequeno texto publicado no "Notícias de Vouzela" de 1 de Setembro de 1938, onde se realçava o facto de, "apenas com um mês de existência", o número de marcações da então Palace Pensão Mira Vouga, ter excedido as expectativas. As contas são fáceis de fazer. Quanto ao resto da descrição, já só podemos imaginar...

segunda-feira, março 09, 2009

Hotel Mira Vouga

Posted by Picasa


já aqui publicámos várias fotografias do Mira Vouga em várias épocas...penso que esta ainda não...

Vouzela 9/2/48
(...)Depois de uma linda viagem pela Serra da Estrela, onde vimos bastante neve, passámos pelo Caramulo e de passagem aqui estamos em vias de um alto almoço (...)

Tem um carimbo de Vouzela do dia 10Fev48 e um de Lisboa Norte do dia 11Fev48!!!
O selo é magnífico...de $30...

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Hotelaria e restauração em Vouzela...




- "clique" na imagem para ampliar

...em 1949! A população do Concelho rondava os 15 mil habitantes e os anúncios aqui publicados, constavam do programa das Festas do Castelo desse ano. Delicioso o pormenor da promoção do Hotel Mira Vouga, que se auto-intitulava "um dos melhores e mais concorridos" do país. Por sua vez, o Café Sport, que também vendia mercearia e fazendas, garantia que os seus pastéis eram "os verdadeiros", demonstando que, já na altura, a tentação para as "imitações"era grande. Finalmente, uma referência às morcelas doces, "frias ou quentes", promovidas pelo Café Gato Preto, doce regional que caiu no esquecimento.

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Privilegiar a recuperação e protecção dos recursos hídricos

(Rio Vouga, Guilherme Figueiredo)

Começou por ser “coisa de cientistas”, tema que nos fazia suspirar, aceitando perder breves segundos a imaginar um futuro difícil que remetíamos lá para os bisnetos. Afinal de contas, a redução das reservas de água potável no Planeta é uma realidade imediata e não tardará muito para que os portugueses percebam que, apesar de tudo, também fazem parte... do Planeta. Depois, como dizia o outro, “quando a água faltar nas torneiras e o ar custar a entrar nos pulmões, todos seremos ecologistas”.

Estudos hoje apresentados no Instituto Superior Técnico, demonstram que as alterações climáticas que estamos a viver, vão ter rápidas consequências nas reservas de água, acelerando a tendência para a desertificação do Sul do país (mas também com impactos significativos a Norte) e aumentando os riscos de contaminação dos lençóis freáticos, com a consequente degradação dos ecossistemas. De acordo com os cientistas, a tendência imediata será para o surgimento de situações de catástrofe, quer com o aumento do risco de cheias, quer com prolongados períodos de seca, a que se junta a ameaça de surgimento de “doenças tropicais”, como a malária.

Perante isto, não pode haver qualquer dúvida quanto à necessidade de se privilegiarem as medidas de recuperação e protecção dos recursos hídricos, impondo-se uma “opinião pública” forte que acelere a sensibilização dos responsáveis nacionais e locais. De facto, apesar da região de Lafões ter abundantes reservas de água, a sua degradação tem sido uma constante, à custa de falta de planeamento dos esgotos domésticos e industriais. Avaliar cada uma das situações e definir uma estratégia e um calendário de intervenção, deve ser a prioridade das autarquias. Já não é de prevenção que se trata, mas sim de acorrer a “fogos reais” que estão aí. Resta saber o quanto nos vão "queimar"...