Mostrar mensagens com a etiqueta igreja da misericórdia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta igreja da misericórdia. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, março 21, 2011

Igreja da Misericórdia

Estes postais do início do século devem ter sido os primeiros que foram emitidos em Vouzela. São dos mais raros que se conhecem. São postais fotográficos com boa qualidade de imagem. Desconhece-se quem foi o fotógrafo (ou alguém me consegue informar?).
Os cortes são bastante rudimentares, não são todos do mesmo tamanho, dando ideia que foram cortados com uma guilhotina caseira. Alguns até estão sem esquadria.
As imagens destes postais foram mais tarde usadas nas emissões da "Ourivesaria Souto" e "Casa da Montanha Castela".
Os mesmos postais existem numa série numerada, noutra não numerada e ainda numa série "Resur", embora com diferentes legendas. Desconheço se todos foram emitidos nas três versões.

Apresento aqui uma imagem que já conhecemos. Já aqui foi apresentada a versão publicada por volta de 1910 pela "Casa da Montanha Castela" (embora nessa versão tenha sido artificialmente colorida).
Estes postais pioneiros estão classificadas como sendo de 1900 (mais ano menos ano). Fica a mesma imagem em duas versões, uma numerada e noutra não.


(sem referência ao editor)

segunda-feira, março 05, 2007

Praça da República: curta história em imagens

(Imagem retirada de "Vouzela- A Terra, os Homens e a Alma", Vouzela, 2001)

Desconhecemos a data desta imagem, embora talvez seja do princípio do século XX. São visíveis os edifícios ainda hoje existentes, sobretudo no sentido da Rua Conselheiro Morais Carvalho.

(Imagem retirada de "Vouzela antiga Capital de Lafões e seus Arredores", Edição da Comissão de Iniciativa, sem data)

Do ângulo oposto, ainda sem o Pelourinho, sem passeios e sem... pavimento. O actual arranjo da Praça, seria posterior.

(Postal, edição Lifer- Porto)

Imagem dos anos 60, já com o actual arranjo, mas ainda com o separador arborizado.

(Foto, Guilherme Figueiredo)

No princípio dos anos 70, outro desenho do separador.

(Foto, Guilherme Figueiredo)

Típica cena das manhãs de Domingo, captada da Avenida João de Melo. O separador tinha saído pouco após o 25 de Abril, mas o automóvel ainda não dominava o espaço.