Uma questão de pose
Podiam ter dito que rezavam todas as noites pelos pobrezinhos ou pela paz no mundo. Podiam ter prometido não deixar luzes acesas ou evitar o pingo das torneiras. Preferiram concordar com a necessidade de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, mas o resultado foi o mesmo. Como já se sabia, da reunião do “G8” não saiu uma única medida concreta ou data precisa para a tal redução com que todos dizem concordar. Na verdade, estas reuniões estão cada vez mais limitadas à pose, assim ao estilo dos retratos de família em que se tentam esconder as misérias que vão lá por casa. Talvez os almoços valham a pena.
Mas podemos ficar descansados, pois o Vaticano incluiu os crimes ambientais no rol dos "pecados graves". Consta que a próxima cimeira do “G8” vai discutir de que rubrica do orçamento sai a verba para pagar as indulgências.





