Mostrar mensagens com a etiqueta gases com efeito de estufa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta gases com efeito de estufa. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, julho 04, 2008

Poupar energia

Van Gogh

Os funcionários municipais (city employees) de Birmingham (no estado de Alabama, Estados Unidos), vão ter os seus horários de trabalho semanais concentrados em quatro dias. A medida tem por objectivo responder ao aumento do preço dos combustíveis, e recupera ideias já adoptadas aquando da crise do petróleo dos anos 70. Contudo, calcula-se que as suas consequências vão muito além, permitindo uma significativa redução nas emissões poluentes, uma diminuição do congestionamento do tráfego, etc.

De acordo com os responsáveis locais, os trabalhadores receberam bem a proposta. Na prática, vão trabalhar dez horas diárias durante os quatro dias (mais 2 do que o horário normal), havendo uma rotatividade que garanta o funcionamento dos diversos serviços durante cinco dias por semana.

Outros serviços e outras localidades estão a estudar a adopção dos 4 dias semanais de trabalho (não confundir com o que foi recentemente aprovado em Portugal).

segunda-feira, junho 11, 2007

Uma questão de pose

Doisneau, Un regard oblique

Podiam ter dito que rezavam todas as noites pelos pobrezinhos ou pela paz no mundo. Podiam ter prometido não deixar luzes acesas ou evitar o pingo das torneiras. Preferiram concordar com a necessidade de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, mas o resultado foi o mesmo. Como já se sabia, da reunião do “G8” não saiu uma única medida concreta ou data precisa para a tal redução com que todos dizem concordar. Na verdade, estas reuniões estão cada vez mais limitadas à pose, assim ao estilo dos retratos de família em que se tentam esconder as misérias que vão lá por casa. Talvez os almoços valham a pena.

Mas podemos ficar descansados, pois o Vaticano incluiu os crimes ambientais no rol dos "pecados graves". Consta que a próxima cimeira do “G8” vai discutir de que rubrica do orçamento sai a verba para pagar as indulgências.