quarta-feira, março 14, 2012

Serenata à chuva ou as trancas na porta depois da casa roubada

Jack Vettriano

Foi através do "Humano és" que chegamos à notícia: "A Câmara de Vouzela vai lançar uma campanha junto da população com vista à redução do consumo de água, numa tentativa de prevenir problemas graves no abastecimento público durante os próximos meses, devido à seca". Pois. Já tínhamos reparado que não tem chovido...

Claro que nada podíamos fazer para evitar a seca e, na situação atual, justificam-se as medidas anunciadas pela Câmara. Mas é incompreensível esta atitude reativa, quase pavloviana, como se nunca imaginássemos poderem ocorrer situações que há muito (ver também aqui) se sabem ser fatais como o destino.

Falta de água em Vouzela é fenómeno recente. Deve-se a desleixo e incompetência. O presidente da Câmara acerta, em parte, no alvo, quando reconhece: "foram feitas obras que diminuíram as nascentes". Pois foram. Mas também é verdade que, depois disso, nada foi feito para enfrentar o problema. Em que estado estão as canalizações públicas? Que é que obriga as novas construções a incluirem sistemas de recuperação e reaproveitamento de águas, ao fim e ao cabo, o retomar de hábitos que, num passado ainda recente, estavam generalizados? A elaboração, em 2008, do Regulamento de Edificações Urbanas, tinha sido uma boa oportunidade... que se perdeu (ver aqui).

Que não fiquem dúvidas: apoiamos totalmente a campanha (?) que a Câmara vai lançar, alertando para a necessidade de racionalizar o consumo de água. O que não aceitamos é esta atitude de "casa roubada, trancas à porta", de falta de planeamento que tudo vai deixar na mesma logo que caiam os primeiros pingos. "I'm singing in the rain..."

Sem comentários: