quarta-feira, outubro 10, 2007

Para guardar em local seco

(Foto: José Campos)

O rio ainda corre livremente, as vindimas estão feitas, os presidentes das nossas câmaras têm permanecido em silêncio- gozemos a paz enquanto dura. Estamos em tempo de armazenar. “Colher a castanha, noz e avelã e, para guardar em local seco, abóboras e melões(...)”- assim manda o “Borda d’Água”, para o mês de Outubro. Pois colhemos e guardamos o que outros dizem e nos ensinam. Para consumir mais tarde.

Sobre as 10 novas barragens

No “Estrago da Nação” são feitas algumas reflexões interessantes sobre o assunto. O Plano está em discussão pública, mas, segundo o ministro, não vale a pena termos o trabalho de opinar porque nada será alterado. Entretanto, começa a ficar claro como a água que os charcos só vão servir os interesses do “lobby das eólicas”. Depois da selvajaria dos eucaliptos, a das “ventoinhas”.

Empresas e defesa do ambiente

Já que falamos das eólicas e se prevê longo debate sobre as chamadas “empresas verdes”, é de elementar justiça divulgar a "Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico nas Serras da Freita, Arada e Montemuro" . A organização para a defesa da espécie, conta entre os fundadores as seguintes empresas: Eólica da Cabreira, S.A., Eólica da Arada – Empreendimentos Eólicos da Serra da Arada, S.A. e Eólica de Montemuro, S.ª Para conhecer actividades desenvolvidas e a desenvolver e para se tirarem conclusões sobre a relação entre iniciativa privada e defesa do ambiente, visite-se o sítio da associação na Internet (procurar a partir daqui)

Por uma assembleia de condóminos

É um projecto lançado pela “Quercus” que consiste em pensar o Planeta como se de um condomínio se tratasse. Para além de áreas- “micro-reservas”- de Portugal, o projecto conta já, também, com a participação de regiões do Brasil. A estudar com atenção, até porque o "condomínio" que temos frequentado, precisa mudar de... administrador.

Em busca da “Ilha da Utopia”

Pois é: constroem, constroem e depois começam a suspirar por bosques verdejantes, águas cristalinas e passarinhos a chilrear. A partir da “Barriga de um Arquitecto” ficamos a conhecer o concurso “The Park at the Center of the World: Five Vision for Governors Island”. A nova “ilha da Utopia” e uma forma de acabarmos em beleza.

Sem comentários: