sexta-feira, outubro 12, 2007

Reorganizar o comércio de Vouzela

Rua Conselheiro Morais Carvalho, anos 30 (Vouzela- antiga Capital de Lafões e seus arredores)

Numa iniciativa das Associações Empresariais de Lafões e de Lamego, os comerciantes de Vouzela foram a Ourense, contactar com a organização do seu comércio. Excelente iniciativa que devia servir de exemplo a outras actividades: conhecer realidades diferentes, ajuda muito a acabar com ideias feitas...

Da viagem, parece ter resultado algum entusiasmo pelo estilo “centro comercial ao ar livre” ou “centro comercial aberto”, adoptado na localidade espanhola. Fazemos votos para que assim seja. Isto, porque Vouzela tem todas as condições para adoptar esse modelo, devido à concentração de lojas num espaço relativamente pequeno, sobretudo no chamado “centro histórico”, a que apenas falta o fundamental: a organização.

Não é possível querer revitalizar o comércio e ter uma concentração excessiva da oferta numa ou duas áreas de negócio, desprezando todas as outras onde ou não há qualidade ou... não há. Não é possível ignorar os fluxos turísticos, mantendo horários de funcionamento iguais toda a semana e todo o ano- Vouzela é uma terra fechada a partir das 22 horas, mesmo nas alturas de maior movimento. Não é possível querer chamar as pessoas de fora e oferecer o que qualquer outro em qualquer parte do país oferece, quando os que apostam no “local” (alguns cafés e restaurantes), não parecem ter razão de queixa- como na história do ovo e da galinha, deixou de se privilegiar os produtos locais que cada vez há menos e cada vez há menos porque deixaram de ser divulgados.

É preciso reconhecer que não é fácil ser comerciante numa localidade com as características da nossa. Com um mercado extremamente heterogéneo e já não beneficiando da facilidade de todas as freguesias dos arredores se virem aqui abastecer, o comércio de Vouzela foi definhando e muitos dos seus moradores perderam o hábito de comprar nas suas lojas. Para agravar a situação, a desestruturação de algumas das actividades económicas e a incapacidade em arranjar alternativas, fizeram com que tenhamos um baixo poder de compra. Mas há um caminho por percorrer. Se o fizerem de forma organizada, integrada e solidária; se as cabeças se mantiverem abertas como o modelo que se defende, não só acreditamos no futuro do comércio de Vouzela, como acreditamos que ele possa constituir um polo dinamizador de outras actividades. Bem precisamos.

Sem comentários: