sexta-feira, dezembro 06, 2013

Se7e


A imagem de referência deste espaço (foto de Margarida Maia). 

Sete é um número levado da breca. Tantos são os pecados capitais e foram as pragas do Egito. Sete são os Selos do Livro do Apocalipse, os palmos de terra com que se cobre ruim defunto, o número de chaves que encerra fechadura segura. Mas também são sete as cores do arco-íris, as notas musicais, as belas artes, os dias da criação e até as letras com que se escreve Vouzela.

Tudo isto para recordarmos que o "Pastel de Vouzela" completa, hoje, sete anos de existência. Foi no dia 6 de dezembro de 2006 que o nosso Manel Vaca abriu as portas desta casa a todos quantos quisessem refletir sobre o concelho e a região de Lafões. Para imagem de referência escolhemos os nossos pasteis, produto de excelência que exige dentada firme, mas que se caracteriza pela elegância e leveza do folhado. Esses foram os nossos princípios.

Ao longo destes sete anos, não enfrentamos pragas de gafanhotos, nem os Cavaleiros do Apocalipse, mas vimos crescer o desânimo dum concelho envelhecido, com um despovoamento considerável, ameaçado por opções centralistas e de curto prazo em todos os caminhos que tenta para contrariar a morte. Procuramos participar nessa caminhada. Em mais de novecentas publicações, apresentamos propostas, fizemos chamadas de atenção, procuramos as lições do passado. Com 295 imagens publicadas, tentamos que não se esquecesse o que de melhor temos e que de âncora tem que servir para projetos futuros. Aqui chegados, temos a sensação de muito estar dito, mas de quase tudo estar por fazer. Continuemos, pois, porque, quanto a pasteis, só há caixas de meia e de dúzia. A primeira já foi. Será um privilégio partilhar convosco as seguintes nas reflexões e, sobretudo, nas ações. Porque somos dos que acreditam que ainda temos um comboio para apanhar.

1 comentário:

Victor Azevedo disse...

Muitos parabéns e... continuem!