sexta-feira, julho 19, 2013

Dia negro para a floresta

A LPN –Liga para a Protecção da Natureza, repudia veementemente a publicação de hoje em Diário da República do Decreto-Lei nº 96/2013, relativo à acções de arborização e rearborização.

Esta lei vem liberalizar a plantação de espécies exóticas como o eucalipto, penalizar a plantação de espécies autóctones e centralizar, todas as operações, numa entidade recentemente criada, ainda em fase de estruturação, subdimensionada, sem capacidade real e efectiva de fiscalizar e zelar pelo correcto ordenamento florestal no País.  

Apesar da rejeição generalizada das associações ambientalistas e de organizações da sociedade civil, o Governo não teve em conta os avisos que alertaram para o erro crasso e destruidor desta iniciativa.  

A LPN empreenderá todos os esforços para conseguir a revogação deste diploma, porque se trata de um verdadeiro desastre para a floresta e biodiversidade de Portugal.

Lisboa, 19 de Julho de 2013



A Direcção Nacional da LIGA PARA A PROTECÇÃO DA NATUREZA

Era uma "morte" anunciada, um crime que, a partir de hoje, tem cobertura legal. Resta-nos a ação lúcida das associações de produtores, das autarquias locais e dos cidadãos, para tentar minorar os estragos. Pelo menos, que se consigam impor mínimos de proteção de espécies autóctones. Mais uma prova à imaginação dos poderes locais. Ou à falta dela.

3 comentários:

Pedro disse...

Um abaixo assinado/petição não seria importante?
Poderia surtir algum efeito, não?

Zé Bonito disse...

Sem dúvida, Pedro. A LPN já anunciou ir tomar medidas contra esta lei. Vamos estar atentos.

Pedro disse...

Logo que saiba de algo faça-nos saber. Eu se souber também irei informar.
Não é tempo de resignações!