quarta-feira, julho 24, 2013

Uma juventude sem vontade


 A juventude da nossa terra é como as águas do Zela. Está cá, mas a maior parte das vezes está parada!


Sou novo por aqui. Um novo elemento no Pastel de Vouzela. Talvez o mais jovem. Dou pelo nome de Rapaz da Senra. E por ser jovem, e preocupado com o rumo da minha terra, não posso deixar de mostrar o meu descontentamento pois apercebo-me que há muito desinteresse dos jovens da minha terra em querer ingressar em movimentos políticos.

É claro que a política não agrada a todos, e cada um é livre de escolher em que iniciativas “se meter”. Mas salta à vista a descrença. Como se o ambiente político que se vive fosse uma alavanca a funcionar ao contrário – “isto está mal e eu quero é afastar-me ainda mais!”. E funciona. A juventude mais qualificada de sempre da nossa região quer ficar longe da política. Essa distância que querem manter como que prepara uma outra distância, mais real e preocupante - o abandono da sua terra natal. E eu percebo! Mas desejava o oposto. Que houvesse vontade de não desistir de viver nas nossas terras.

Qualquer que seja o partido, sendo em prol das nossas terras, e livre das amarras da corrupção, da austeridade e do capital, é um meio para conseguir travar o desequilíbrio e empobrecimento a todos os níveis que se vive em Lafões.

Mas falta a vontade dos jovens da nossa terra. As ideias novas e a força juvenil escasseiam. Precisa-se injectar novo sangue nas nossas autarquias. E não é “novo por ser novo”, não é meter “juventude” a trabalhar nos municípios. É preciso mais que isso. Muito mais. É necessário (urgente!) pensar em ideias e soluções novas, projetos inovadores. Nem tudo envolve grandes quantias de dinheiro. 

Cada município de Lafões pode chamar a si o investimento, no entanto há (muitos) riscos de nunca vir a ser aplicado esse investimento. A força de Lafões, com os três municípios unidos - e não fundidos, pois sou contra o concelho de Lafões- é o futuro. Aceite-se ou não. O “orgulhosamente sós” já lá vai. Não faz sentido que os municípios puxem cada um por si e andem de costas voltadas.

Voltando atrás… Apesar de tudo percebo a descrença dos jovens - a não vontade de entrar, de certa forma, na vida política. Percebo-os! Mas desilude-me essa descrença. A política faz-se por pessoas e para as pessoas. É por ela que parte da nossa vida em sociedade se desenrola. As grandes decisões são tomadas em ambiente político.

Face aos tempos que correm, é um ato de cidadania fazer parte de iniciativas capazes de juntar pessoas em torno de objetivos que contraponham aquilo que se vai fazendo de errado e injusto na esfera política e na governação. Mas (muitos) dos jovens mais qualificados que a nossa terra tem querem é distância da política. E devia ser ao contrário. Perante o rumo errante que as nossas terras levam é nosso dever (de todos, dos jovens principalmente) lutar por mais justiça para estas terras do interior. “Bater punho” como alguém diz por aí. Só lutando, e temos de ser nós, é que se poderá conseguir melhor qualidade de vida para a nossa terra.

 Os jovens que ainda resistem, e existem, por estas terras, são extremamente necessários para criar novas dinâmicas! Venham à luta. Precisamos de ser nós a criar movimentos de cidadãos, juntar pessoas, formar a chamada massa crítica, debater ideias, perceber o que há de errado, pensar em novas soluções. Gerar alternativas. Desenvolver novas iniciativas. 

Queremos as nossas terras a desaparecer?
Queremos ver o interior a ser engolido pelo litoral?
Queremos “Ah, eles que decidam, eu depois voto” ?!
Com certeza que não!
---------------------
Esta é a estreia do Rapaz da Senra, o novo colaborador do Pastel de Vouzela. Mais um contributo, de outra geração,com que procuramos contribuir para que Vouzela e a região de Lafões seja alvo de reflexão. Deem-se, pois, as boas vindas ao Rapaz da Senra e que o "punho" não lhe doa, nem o ânimo lhe falte nesse empreendimento.

Pastel de Vouzela

Sem comentários: