segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Mira Vouga

O actual Instituto Missionário Marista já foi em tempos o Hotel Mira-Vouga que por sua vez foi a Pensão Mira-Vouga. A passagem a Hotel esteve relacionada com o aumento do tamanho inicial da Pensão, tanto em número de quartos como em serviços oferecidos. Já aqui foram mostradas as imagens da Pensão original e da versão final do Hotel. Existiu no entanto um estado intermédio (pouco documentado) pois o aumento não foi feito todo de uma vez. Repetimos as imagens anteriores e apresentamos uma nova de 1940 ou do fim dos anos 1930, do tempo em que o "Palácio-Pensão" tinha o telefone n.º 10.

Depois de termos mostrado este postal do fim dos anos 1930:



E este de meados dos anos 1950:



Mostramos agora este de 1940 / fim dos anos 1930.


Embora não havendo referência ao editor deste postal, suponho que terá sido emitido pela Pensão Mira-Vouga dado ser da mesma série de um outro, correspondente a uma vista parcial de Vouzela, mas que destaca o "Mira-Vouga" com impressão do nome na própria frente do postal, o que não é muito vulgar. Talvez quisessem mostrar a quem chegava de comboio onde ficava a pensão.


Adenda: já em tempos esta imagem do Mira-Vouga aqui tinha sido mostrada pois faz parte de um panfleto de 1940. Sendo assim estes postais devem ser do fim dos anos 1930 ou de 1940.

2 comentários:

Luís Filipe disse...

excelente postal!

Zé Bonito disse...

Uma curiosidade para os leitores mais jovens: reparem no número de telefone que está no postal de 1940.