domingo, dezembro 02, 2007

Pormenores...

Está classificado como “Imóvel de Interesse Público” desde 1933 (Decreto nº 23122) e constitui uma invulgar peça envolta em “mistério” que a investigação ainda não desfez. Há quem defenda que é o terceiro pelourinho a ver terras de Vouzela, mas a única certeza é que se encontra na sua terceira localização, depois de ter ornamentado a Praça Morais de Carvalho e o Largo da Escola Conde Ferreira. Actualmente, na Praça da República, ocupa posição de destaque, enquadrado por um conjunto de edifícios com presença obrigatória nas páginas da nossa História.

Vítima dos equívocos que tem vivido todo aquele espaço, é frequente vê-lo rodeado de automóveis que dificultam a sua observação. Recentemente, preparando, talvez, qualquer iniciativa natalícia, isolou-se com uma cerca de madeira e construiu-se um “quiosque”... mesmo à sua frente. Não vale a pena discutir se é o local certo para este tipo de iniciativas. Limitamo-nos a dizer que bastava desviar o quiosque dois metros para a esquerda, para a direita ou para trás. Porque pormenores destes são quanto basta para destruir uma boa imagem.

5 comentários:

CP disse...

Concordo plenamente quanto à questão dos pormenores.
Lamentavelmente não me consigo deslocar muitas vezes a Vouzela, e devo ir aí nas piores alturas porque ainda não consegui tirar uma boa foto ao pelourinho por estar sempre rodeado de carros. Pelos vistos não vai ser neste Natal que vou conseguir.
Será que me consegue arranjar os anos em que o pelourinho foi mudando de sítio? E onde estava situado exactamente na praça Morais de Carvalho?

Zé Bonito disse...

Na obra "Vouzela- A Terra, os Homens e a Alma", Vouzela, 2001, diz-se na página 105: "O pelourinho actual esteve inicialmente na Praça Morais de Carvalho, de onde terá sido removido aquando da instalação da estátua de homenagem a Morais de Carvalho em 1882, para o Largo da Escola Conde Ferreira".

De momento, numa resposta rápida e sem consulta de outras fontes, é o que podemos dizer.

CP disse...

Obrigado.
Já estou a tratar de arranjar esse livro.

ana disse...

Não sei se dois metros de desvio chegam... :) Choca demais esse "quiosque" naquele local.

Dom Afonso disse...

É de propósito pq querem impedir que se fotografe a casa que estão à espera q caia.