quinta-feira, dezembro 06, 2007

Início

Largo da Feira e Igreja Matriz

É uma espécie de início. Um quase “antes de tudo”. A imagem foi conseguida por volta de 1910 no que era o Largo da Feira, antes da construção da Ponte, antes da construção do Mercado, antes do Palácio da Justiça, antes do desenho do Parque da Senhora do Castelo, antes de... tanta coisa que simboliza a Vouzela dos nossos dias. Foi a partir daqui que se foi fazendo obra do sonho de muitos, num equilíbrio constante entre o edificado e o natural, entre as necessidades quotidianas dos seus habitantes e a consciência da importância da atracção turística. Tinha-se noção da delicadeza do espaço e dos riscos das intervenções excessivas. Vouzela, tal como o seu pastel, é um folhado fino que não está ao alcance de qualquer dente.

Foi precisamente há um ano que o nosso Manel Vaca inaugurou o espaço deste “Pastel”. Era quarta-feira e, talvez influenciado pelo mau tempo que se fazia sentir, foi directo ao “recheio”, que é como quem diz, à alma das coisas. Dava-se corpo a uma ideia simples, com o objectivo de reflectir sobre Vouzela e a região em que se insere. Sobre as “pedras” e sobre os homens. Pastel de Vouzela porque nada melhor para simbolizar a elegância de tudo quanto a “Mãe Natureza” nos legou e que alguns souberam enriquecer. Outros não. A causa continua a valer a pena, mas o objectivo está longe de ser alcançado. Agradecemos aos que nos têm acompanhado e garantimos “fornadas” para muitos mais. Use e abuse.

11 comentários:

CP disse...

Tenho o original desse postal :)

Zé Bonito disse...

Sim senhor. Excelente colecção.

CP disse...

Esse postal refere esse largo como o "Largo da Feira". Sabe dizer-me se já se realizou aí alguma feira?

Zé Bonito disse...

Realizou. Antes da construção do Mercado (Av. João de Melo) e da mudança da feira para o local actual.

CP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CP disse...

No entanto tenho um outro postal da mesma época e colecção que refere a actual localização como "Mercado Público (Feira do Gado)", o que me leva a supor que se poderão ter realizado as duas feiras em simultâneo...

ana disse...

Muitos parabéns por este excelente blog!! É muito bom haver uma voz assim na nossa terra.

Zé Bonito disse...

cp:
Penso que era isso mesmo. Toda a zona onde actualmente é a "Feira", tinha menos casas (só em 1932 começou a terraplanagem para o edifício da cadeia) e era aí que se fazia a feira do gado. Cá em baixo, deviam ser vendidos os restantes produtos. No entanto, estas informações carecem de confirmação mais documentada.

ana:
Obrigado pela tua simpatia. Como escrevemos há dias, Vouzela ocupa um lugar significativo na blogosfera, mostrando o interesse que há no confronto de ideias. O teu contributo para isso, também tem sido importante.

Dom Afonso disse...

Será que ainda venho a tempo de um pastel? Muitos parabéns para todos os que fazem este blog que de facto vale a pena.

Zé Bonito disse...

"Será que ainda venho a tempo de um pastel?"

Um "cliente" da primeira hora como tu, leva uma fornada inteira. Obrigado pelo teu apoio.
Um abraço.

Victor Azevedo disse...

Já andei por aqui dando uma deliciosa volta e quero saudar-vos pelo apetitoso espaço que muito apreciei!
Sempre, sempre de felicitar quem se preocupa com a valorização e divulgação de belíssima Vouzela, suas terras, suas gentes e suas coisas, que há já muitos anos me habituei a apreciar e estimar.
Ficam convidados para, um dia destes beberem um copo comigo em Crescido, acompanhando um (só um?...) delicioso Pastel de Vouzela. Teria com isso muito prazer.
Victor Azevedo