quinta-feira, fevereiro 06, 2014

E a imagem do nosso município?

Há um lado imediato que surge à vista, a imagem. Desde a pessoal, à das empresas e de todo o tipo de organismos públicos e privados.

Não há qualquer dúvida que hoje em dia a imagem conta. Muito e cada vez mais. O aspeto visual que se transmite, marca, não fossemos nós seres tão visuais. À nossa volta há um constante estímulo. A imagem de divulgação, mais publicitária, pretende sempre um arregalar do olhar.

Mas, e a imagem das nossas terras? Ela existe? Há uma imagem/símbolo que represente os nossos municípios? Claro que sim, todos saberão disso. Além dos brasões, há algum tempo que os municípios  desenvolvem imagens que os representam, logótipos  (e perdoem-me os entendidos se estiver a utilizar terminologia errada, pois não sou especialista nestas matérias, apenas um curioso).
  
A imagem que represente um município deve ser alvo de preocupação. O design deve ser levado com seriedade. E esta é uma discussão que surge aqui e aqui, e deverá surgir em muitos outros locais, bastará pesquisar.

Neste ponto surge a minha reflexão sobre o logótipo do município de Vouzela. Na sua elaboração está patente que não existiu qualquer preocupação com o design, não tem qualquer sentido estético. É um conjunto de "coisas". Até podem significar algo e significam, mas não como um todo, não com esta imagem. Para um concelho que pretende "marcar a diferença" não é de todo um bom marketing

Para se conseguir esse bom marketing será necessário algo completamente diferente da imagem que já existe. Encontrar um novo "símbolo" é necessário, podendo ser por concurso aberto a todos, para que também profissionais possam participar. E a imagem final deverá ser reflexo de uma seleção rigorosa para se conseguir algo sério, profissional, interessante e criativo. Em suma, uma melhor "imagem-símbolo" do município. A mim parece-me que a que já existe reflecte algum desmazelo e confusão. É muito pouco ou mesmo nada interessante e dá ideia de muito "amadorismo". É essa a imagem que o município quer transmitir? Nós queremos essa imagem da nossa terra?

Aproveitando uma maré que se quer de mudança, exigindo-se que neste 2014 se cresça para melhor, que tal repensar e discutir seriamente sobre a imagem da autarquia? A imagem de uma autarquia quer-se séria, robusta e profissional. Havendo sempre espaço para a criatividade. Conseguiremos sintetizar numa imagem de marca a "alma" da nossa terra? Porque é disso que se trata, conseguir uma imagem que reflita a alma de Vouzela. De todo o concelho.

Sem comentários: