quinta-feira, março 31, 2011
segunda-feira, março 28, 2011
quinta-feira, março 24, 2011
O minifúndio das mentalidades
Publicada por Zé Bonito à(s) 18:36 0 comentários
segunda-feira, março 21, 2011
Igreja da Misericórdia
Estes postais do início do século devem ter sido os primeiros que foram emitidos em Vouzela. São dos mais raros que se conhecem. São postais fotográficos com boa qualidade de imagem. Desconhece-se quem foi o fotógrafo (ou alguém me consegue informar?).
Os cortes são bastante rudimentares, não são todos do mesmo tamanho, dando ideia que foram cortados com uma guilhotina caseira. Alguns até estão sem esquadria.
As imagens destes postais foram mais tarde usadas nas emissões da "Ourivesaria Souto" e "Casa da Montanha Castela".
Os mesmos postais existem numa série numerada, noutra não numerada e ainda numa série "Resur", embora com diferentes legendas. Desconheço se todos foram emitidos nas três versões.
Apresento aqui uma imagem que já conhecemos. Já aqui foi apresentada a versão publicada por volta de 1910 pela "Casa da Montanha Castela" (embora nessa versão tenha sido artificialmente colorida).
Estes postais pioneiros estão classificadas como sendo de 1900 (mais ano menos ano). Fica a mesma imagem em duas versões, uma numerada e noutra não.
Publicada por CP à(s) 00:01 6 comentários
sexta-feira, março 18, 2011
Revisitar o passado
É curioso concluir que, hoje, mais de oitenta anos percorridos, encontramos idêntica tentação em figuras públicas, homens habituados às refregas políticas na esferea partidária. Nós próprios- reconhecêmo-lo- sentimo-nos, por vezes, a trilhar esse caminho, quando propomos mais cooperação entre as empresas do concelho e o assumir das "marcas" Vouzela e Lafões como desígnios comuns. Tal como há oito décadas atrás, está em causa a falta de confiança nos aparelhos dominantes e a esperança de que os cidadãos, através da sua iniciativa, consigam romper o círculo vicioso das falsas alternativas.
PAGAR NACIONAL, SOFRER (E AGIR) LOCAL
Primeiro vieram os deputados do PS eleitos pelo distrito de Viseu. Seguiram-se, claro está, os do PSD. Naquela jeito de encarar o país como um conjunto de empreitadas, visitaram "obra". Naquele jeito de encarar a função parlamentar como um concurso de audiências, comprometeram-se a levar recados. Tenha-se em conta de que estamos a falar de pessoas que, pela sua função, têm acesso a informações privilegiadas, a estudos que muito úteis podiam ser a quem, desesperadamente, procura a saída do buraco. Gente que, num momento como o que vivemos, podia apontar alternativas, dar sugestões. Nada disso. São homens nados e criados nas incubadoras de ideias de como gastar fundos e outras ideias não têm. Para agravar a coisa, também já não têm fundos, gastos em obra que foi um fim em si mesma, em vez de princípios facilitadores para reorganizar actividades e reorientar investimentos. Obra, por incrível que pareça, insuficiente, como ficou claro na intervenção do presidente da Junta de Queirã que ainda reivindica... saneamento básico. Básico, sem dúvida.
Quando, em 1929, os fundadores da Associação de Futebol "Os Vouzelenses" tentaram criar condições para resolver localmente o que já não acreditavam que viesse a ser resolvido pelas cúpulas nacionais, podem ter sido ingénuos, ter arranjado uma carga de trabalhos (e alguns arranjaram...), mas reflectiam a desconfiança que então se sentia nas "lideranças" e manifestavam uma profunda confiança nos cidadãos. Oitenta anos passados, vale a pena revisitar esses exemplos a que hoje, se quiserem, até podem chamar "redes sociais", assim a modos que um "Facebook" ao vivo. Adiciono já como amigo.
Publicada por Zé Bonito à(s) 17:42 1 comentários
segunda-feira, março 14, 2011
sábado, março 12, 2011
Aproveitem agora
Publicada por Zé Bonito à(s) 21:51 4 comentários
segunda-feira, março 07, 2011
sexta-feira, março 04, 2011
Os leitores lançam as mãos à massa-VIII
Lacticínios Santa Cruz, Lda.
(...) aqui vai um contributo para o Pastel e para a futura história sucinta da indústria de Lafões: "Lacticínios Santa Cruz L.da". fundada por Joaquim Sobrinho e Fradique Carvalhas, para juntar à fábrica de Massas Vouga, que existiu pelo Monte Cavalo e ao que parece foi para Pessegueiro do Vouga. Um Abraço!
Publicada por Zé Bonito à(s) 00:01 3 comentários