quinta-feira, abril 22, 2010

A Revolução... dos desejos

Em semana do 25 de Abril, justifica-se recordar o tempo em que a Associação de Futebol "Os Vouzelenses" tentou impulsionar uma renovação de valores no futebol local. Apontaram-se caminhos para uma revolução de práticas. Como em muitas outras áreas aconteceu, ficou-se pela revolução... dos desejos. É mais um episódio dos 80 anos que se comemoram.

Em Setembro de 1974 foi divulgada uma proposta, assinada por Bandeira Pinho, que cortava com princípios organizativos anteriores. Privilegiava a prática desportiva saudável que pretendia massificar, desvalorizava os resultados, substituía a figura do presidente por uma comissão directiva, transferia para os jogadores as decisões sobre equipas e tácticas, impunha a publicação trimestral de todas as receitas e despesas.

Pouco depois, houve eleições para os corpos directivos da Associação. A única lista candidata, de que faziam parte todos os jogadores seniores, adoptou o documento como programa- foi eleita por aclamação. Logo a seguir, enviaram a seguinte circular a todos os clubes do distrito de Viseu:

“(…)
A Direcção de ‘Os Vouzelenses’, composta por todos os jogadores e alguns dos muitos amigos do nosso clube (…) está decididamente disposta a colaborar na dignificação do desporto nacional.

A Direcção de ‘Os Vouzelenses’ quer afirmar a esse simpático clube que está disposta a lutar pela melhoria do comportamento em todos os campos de futebol.

‘Os Vouzelenses’ afirmam, desde já, que estão dispostos a ser dignos adversários.

‘Os Vouzelenses’ saberão lutar pela conquista da paz nos campos por onde passarem.

‘Os Vouzelenses’ estão dispostos a ajudar à instauração da disciplina, da amizade e camaradagem entre todos os clubes.

‘Os Vouzelenses’ dão as mãos ao vosso clube.

Juntos saberemos lutar por um desporto melhor.

(…)”

Se terminasse aqui, a história teria final feliz. Mas não terminou e a continuação não teve tão nobres princípios. Os novos dirigentes recusaram participar no que consideraram "uma manobra para manter no poder a direcção da Associação de Futebol de Viseu". Coincidência ou não, "Os Vouzelenses" foram alvo de uma chuva de castigos, viram as Chãs interditadas e a permanência na 1ª Divisão Distrital só foi garantida na última jornada. Pelo meio, houve invasões de campo e pancadaria de criar bicho. A "conquista da paz" ficou adiada...

Mas, o que interessa é a intenção e nem sempre a realidade acompanha o passo dos desejos. Além do mais, como por aí se ouve, o 25 de Abril ainda não chegou ao futebol.

1 comentário:

MR disse...

lol...manobras da reacção...