quinta-feira, janeiro 28, 2010

80 anos da Associação de Futebol "Os Vouzelenses": apontamentos históricos



Estão a decorrer as diversas actividades comemorativas do 80º aniversário dos "Vouzelenses". Depois de inaugurada uma exposição no Museu Municipal e homenageados os fundadores, realizou-se em 5 de Janeiro, um jantar/ debate comemorativo da aprovação dos Estatutos iniciais, e um segundo, no passado dia 23, altura em que, em 1930, o Governo Civil de Viseu reconheceu a existência da associação.

Um dos aspectos mais interessantes deste conjunto de iniciativas, é revelarem a consciência de que a preparação do futuro do clube, obriga a uma reflexão sobre a sua história, identificando o que esteve na origem dos seus melhores momentos e, também, dos seus fracassos. De facto, iniciada com a clara consciência de dever prestar um serviço público (como já aqui realçamos), a Associação de Futebol "Os Vouzelenses" nem sempre soube resistir aos "cantos de sereia" de um estrelato pouco sustentado, que inevitavelmente a lançou nas fases mais complicadas do seu percurso.

O documento áudio que publicamos (a partir de uma gravação da Vouzela-FM e dividido em três partes), regista um momento do debate do dia 5 de Janeiro, quando o Dr.Telmo Teixeira de Figueiredo- talvez o homem que mais vezes esteve ligado aos corpos dirigentes dos "Vouzelenses"- apresentou alguns apontamentos sobre a história da colectividade. Vale a pena ouvi-lo.

Já agora, também vale a pena ajudar o clube através da aquisição do "kit aniversário", que, para já, está disponível na sede, ali na Av. Comendador Correia de Oliveira. Depois, vale a pena acompanhar todas as iniciativas(1) que ainda vão ser organizadas e onde se pode revisitar um pouco da História de Vouzela- é que raras vezes se encontra uma identificação tão grande entre o percurso de uma colectividade e o da terra que a viu nascer.
____________________
(1)- O programa dos 80 anos da Associação de Futebol "Os Vouzelenses", prevê, ainda, a inauguração do relvado sintético das Chãs e a publicação de um conjunto de documentos que ilustram momentos significativos da sua caminhada.

Sem comentários: