quarta-feira, abril 15, 2009

Fotos Turísticas

Um turista que acompanhe as imagens que se vão publicando neste blog, o que se vai dizendo sobre os pastéis e sobre as gentes de Vouzela, talvez sinta vontade de nos fazer uma visita (permitam-nos esta imodéstia). Como qualquer bom turista, vem sempre acompanhado de uma máquina fotográfica e, neste caso, da lista de monumentos dos quais conhece imagens do século passado. Quererá com certeza fazer as suas próprias comparações sobre quão bem os preservamos. São inúmeras as atracções e todos as conhecemos.

Por exemplo a Ponte Romana ...





Ou então o Pelourinho da Forca e simultâneamente o edifício da antiga Ourivesaria Souto ...


Pois é!
As imagens do nosso turista não são muito dignificantes. Claro que não temos culpa que ele seja um péssimo fotógrafo. Mas isso não o impede de querer exactamente aquele ângulo. E é isto que ele vai guardar para mostrar aos amigos.

Obviamente que os contentores do lixo têm que estar nalgum lado! Provavelmente se estiverem 100 m acima ou abaixo não são tão eficazes. Se de facto foram pensados para estar ali e não apenas postos ali, e têm mesmo que estar ali, mas mesmo, mesmo que estar ali, porque não há mais sítio absolutamente nenhum, então pensemos no tipo de contentor que lá pomos. Opções não faltam.

6 comentários:

MR disse...

não tem justificação, de facto.

B.A. disse...

Não terá. Mas imagem mais deprimente seria encontrar a vila pejada de lixo, como acontece por Lisboa e bairros, aldeias e vilas desta zona metropolitana.

Zé Bonito disse...

É verdade, BA. Mas uma terra que tem o seu maior trunfo na imagem, tem que reflectir nestes pormenores. Os contentores de lixo centrais, não são solução aplicável a todos os casos. Não é por acaso que em muitas localidades históricas se optou por contentores individuais com horário para serem colocados na via pública.

B.A. disse...

Compreendo, Zé Bonito. Estou de acordo, nem poderia ter opinião diversa.
Daí, na comparação de situações, ter referido que a por mim apresentada como termo ser "mais deprimente".

a.rodrigues disse...

Há contentores e contentores...
Vejam este excelente exemplo numa também pequena vila transmontana - Montalegre.
(Enviei foto)

Zé Bonito disse...

Soluções não faltam, A.Rodrigues. Assim haja sensibilidade para mudar.