segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Igreja Matriz há 100 anos

Igreja Matriz de Vouzela
(Notícia Histórica)

...

Deve datar, portanto, de 1170 (senão um pouco antes ou um pouco depois) a construção da Igreja Matriz de Vouzela. Era então Mestre da Ordem do Templo em Portugal o insigne D. Gualdim Pais, herói de Escalona e Antióquia, terror dos Mouros da Península, fundador de muito castelos, igrejas, mosteiros...
...
Foi por certo em volt
a do templo assim construído na antiga terra de Alafun (chefe árabe vencido e convertido por D. Fernando, o Grande, bisavô materno de D. Aforso Henriques) que começou a formar-se apovoação que depois de transformou na vila de Vouzela. ...
...
...
Cumpre também mencionar outra obra não menos indesejável: a que obstruiu a nave com aqueles inestéticos coros que no século XVIII invadiram quase todas as nossas velhas igrejas. Certo, os "rebocadores, estucadores e caiadores", de quem Herculano falou com tanta amargura há mais de 100 anos, também ali deixaram bem visíveis vestígios da sua acção "embelezadora", visto haverem-se encontrado recobertos de cal os parametros de cantaria, interiores e exteriores, de todo o edifício; ...
...


1910's

"Edição da Casa da Montanha - Castela"

Descriminação dos trabalhos de restauro:

...
XI - Picagem de todos os rebocos interiores e exteriores, completada com a recomposição geral das paredes.
...

A listagem completa dos trabalhos de restauro pode ser vista aqui.

Textos: Boletim n.º 56 de Junho de 1949, da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais

4 comentários:

MR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MR disse...

A cobertura das paredes com cal era um erro ou uma técnica de conservação?

Lcego disse...

PRÉMIO FOTO VISEU PATRIMONIUM
INSCRIÇÕES E ENTREGA DE TRABALHOS
DE 13 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO

Estão abertas as inscrições até 20 de Março para o PRÉMIO FOTO VISEU PATRIMONIUM’ 09, os trabalhos têm de ser inéditos, e sobre o Património Cultural do distrito de Viseu.

O PRÉMIO FOTO VISEU PATRIMONIUM’ 09, é uma acção promovida pela Fnac Viseu, pela Diocese de Viseu, através do Departamento dos Bens Culturais, e pela Câmara Municipal de Viseu.
As três entidades promotoras, partilham com este evento os objectivos de fomentar a observação, a descoberta e a revelação através do registo e promoção, de bens, materiais ou imateriais, que, pelo seu valor próprio, devam ser considerados de interesse relevante para a permanência e para a identidade da cultura local do distrito de Viseu, bem como o incentivo à Produção artística na área da Fotografia.
O primeiro vencedor terá as suas fotos premiadas numa exposição individual na Galeria Fnac de Viseu de 15 de Abril a 8 de Maio. Os três primeiros vencedores ganham máquinas digitais Sony. Os premiados vencedores e as possíveis menções honrosas terão ainda fotografias seleccionadas, expostas num evento público sobre o Património, por altura do primeiro aniversário Fnac Viseu.

Zé Bonito disse...

MR:
Sim, é verdade que a cal era usada como técnica de conservação contra a humidade. Não sabemos se o edifício original tinha partes caiadas e esse foi um dos temas polémicos durante o último restauro. Enfim, hoje Herculano continuaria a bradar contra "rebocadores, estucadores e caiadores". Basta ver o espaço envolvente.

CP:
Mais um excelente postal. Parabéns. Podias linkar para o "Postal de Vouzela", onde publicaste vários estudos desse restauro.

Lcego:

Da próxima, use o nosso mail porque teremos muito gosto em divulgar esse tipo de iniciativas.