quinta-feira, janeiro 08, 2009

Em defesa do direito à água

A partir do ruitavares.net/blog

"É portanto indispensável a definição de uma nova estratégia de longo prazo para a gestão dos recursos hídricos (à escala mundial, à escala nacional e à escala regional e local), que respeite os direitos dos cidadãos e que promova a sustentabilidade dos ecossistemas, a conservação da água, a gestão da procura. Mas o que se constata é que existe actualmente uma falta de consenso em relação aos princípios e aos valores éticos que devem presidir à concepção e implementação das políticas da água".- Manifesto

Não, não é assunto lá para as "áfricas". É mesmo a nós que diz respeito. A nós que, aqui pelas encostas do Caramulo, vemos desperdiçar importantes recursos hídricos, totalmente ignorados por autoridades locais e nacionais.

Calcula-se que seja o "petróleo" do futuro, o "ouro branco". Há quem afirme que pode ser causa de guerras. E há quem esfregue as mãos de contente, antevendo a negociata permitida pela escassez e pressionando a sua privatização. É a água e sobre ela quem se proponha reflectir, entendendo-a como um bem comum, um direito, um património da humanidade. Inalienável. Vale a pena conhecer (ver o Manifesto, aqui) e estar atento.

Sem comentários: