segunda-feira, janeiro 26, 2009

Tribunal Judicial

Posted by Picasa


Este postal é o número 1 de uma colecção numerada com origem em fotografias de António Passaporte...
Este fotógrafo abrangeu praticamente todo o país...há um livro de Lisboa com postais dele.
Esta fotografia é muito interessante, apesar desta colecção não ser muito antiga.

6 comentários:

CP disse...

Segundo julgo saber esta colecção foi emitida no início dos anos 60 e é composta por 30 postais.

Zé Bonito disse...

A construção deste edifício acompanhou um dos períodos mais complicados da história de Vouzela. Pensado desde meados dos anos 20, todo o planeamento da obra (assim como da moradia dos magistrados judiciais que hoje parece estar à espera que caia...)e o arranque da construção apanharam o golpe de 28 de Maio de 1926 (instauração da ditadura) e a extinção da Comarca (Julho de 1927). No entanto, as obras nunca pararam.

B.A. disse...

Era este o aspecto que o edifício tinha no início dos anos 60.
No local daquela árvore, à esquerda na foto, não foram implantadas as bombas de combustível, uns largos anos mais tarde?
Na década de sessenta, para além dos Serviços de Justiça, funcionavam as Conservatórias, as Finanças e não sei se mais serviços públicos.

BE Vouzela disse...

Qual a data deste postal?

Obrigado

Zé Bonito disse...

BE:
Pelo que disse o CP (1º comentário), a edição é do início dos anos 60. Quanto à imagem, é difícil dizer, porque estávamos num tempo em que os "cenários" demoravam muito a passar. No jardim já havia o padrão, na rua ainda não havia as bombas de combustível (como referiu o BA).Correndo o risco de dizer disparates (não tenho à mão, material de consulta), digo que a imagem também deve ser do início dos anos 60 (o automóvel não ajuda muito, porque nesse tempo não se mudava facilmente de modelo).

CP disse...

Acrescento que tenho o n.º 29 desta colecção que circulou em 06-08-1960, o que coloca esta colecção bem no início dos anos 60. Como já estamos habituados noutras séries, as fotos são quase de certeza do fim dos anos 50.

Outra correcção: a colecção é pelo menos de 31 :-)