quinta-feira, dezembro 25, 2008

Que seja de vez

(Folheto turístico, colecção particular CM)

Os dois últimos anos foram particularmente difíceis para Vouzela. Em 2007 começou a ameaça da saída de serviços o que, para uma região com reduzida capacidade de oferta de emprego e em acelerado processo de envelhecimento, é assim uma espécie de “toque de finados”. 2008 foi dominado pela concretização da reforma dos serviços de Saúde, dando origem a uma das maiores mobilizações de que há memória. Ficou a consolação de termos contribuído para a saída de um ministro que nunca soube dialogar com as populações, mas a verdade é que estamos mais pobres no que diz respeito à prestação de cuidados médicos. Sobretudo, estamos mais desconfiados.

Costuma dizer-se que “não há duas sem três e à terceira é de vez”. Pois aí está 2009 cheio de ameaças, a que nem as lentes cor-de-rosa do nosso Primeiro-ministro conseguiram resistir. Para nós, a dúvida não está em saber se conseguimos fugir à crise porque ela há muito que nos apanhou. A dúvida é sobre o final da história, que tanto pode ser uma oportunidade, como uma condenação.

Nada foi feito, até agora, que nos proteja da crise social que aí vem. Com um “tecido económico” desorganizado, a sofrer as consequências de se ter deixado embalar pelo canto da sereia do imobiliário, Vouzela não tem agricultura, não tem pecuária e não tem turismo. Quanto à indústria, insiste num mais que discutível projecto de abertura de “parques industriais” cuja avaliação está por fazer mas que, à primeira vista, anda mais pelo domínio dos desejos do que da realidade. Curiosamente, se olharmos para a nossa História dos últimos 50 anos, vemos que o erro já foi cometido no passado. Em 1958 discutiu-se um arrojado “plano de urbanização” da vila que, para além de não sei quantas variantes, previa a construção de um hotel em frente de outro então existente (Mira-Vouga) e um “bairro operário”, apesar de- como dizia com alguma graça o Notícias de Vouzela (1)- não existirem fábricas. Sabe-se como tudo acabou. Em vez de dois hotéis, ficámos sem nenhum, como ficámos sem indústria, sem operários e sem “bairro”. E fomos ficando sem tudo o resto que então tínhamos, mas para que se não soube ou quis olhar.

Este exemplo ilustra um dos erros que, em nossa opinião (e com raras e honrosas excepções), foi sucessivamente repetido pelos responsáveis locais: recusa em enfrentar o que na verdade somos e temos. Normalmente, projecta-se para uma população ideal, com uma economia ideal, acreditando em fluxos migratórios que nos encham as ruas, as lojas, a terra. Na realidade, nem os de cá conseguimos segurar.

Mais grave ainda, é esse “tique” da governação local manifestar uma espécie de vergonha pelo nosso passado rural. Azar o deles, já que é isso mesmo que os forasteiros procuram, sendo afirmado em todos os estudos que essa característica (a paisagem que moldou) é o nosso grande trunfo estratégico.

2009 vem aí. Cheio de ameaças ou de desafios? Há que escolher. Porque se não há duas sem três, convém, mesmo, que à terceira seja de vez.
________________________
(1)- Notícias de Vouzela de 16 de Novembro de 1958.

Sem comentários: