sexta-feira, novembro 28, 2008

Os leitores lançam as mãos à massa-IV

Reflectir sobre Vouzela é a razão de ser deste espaço. Por isso, agradecemos quando os leitores nos alertam, propõem temas, contribuem para as polémicas que lançamos. Isso mesmo fez o autor do comentário/ proposta que publicamos de seguida. A propósito do projectado prolongamento da Avenida João de Melo.

A obra da Câmara vai criar mais problemas do que resolvê-los

Manhã de Domingo. Foto de Guilherme Figueiredo

Cá para mim, era satisfatório, para não dizer bom, fazer descer o trânsito em sentido único pela Morais de Carvalho e alargar os passeios para cerca de dois metros, à custa do espaço sobejante da estrada. A entrada na vila, do lado Nascente, continuava igual, passando a ser a principal entrada (com 2 possibilidades: saída Centro de Vila e Poente, e saída Sul-Penoita e Caramulo).
Do lado Poente passava a ser obrigatório desviar para a "zona nova" da vila, junto à sede dos "Vouzelenses", para quem para lá quiser ir. Para quem quiser ir para o Centro da Vila, vindo de poente, vai ter que entrar por Nascente, obrigando-se a fazer a radial a Vouzela e entrar pelo Cabo de Vila. Na Praça da República, talvez seja interessante limitar a possibilidade de virar à esquerda para a João de Melo e, assim, criar uma circular interna de sentido único, com a Rua do Rego (Ayres de Gouveia). Estas alterações são possíveis de imediato (...). A obra pensada pela Câmara, é praticamente inútil e vai criar mais problemas do que resolvê-los, estou certo.

Lizardo

4 comentários:

Dom Afonso disse...

sem virar à esquerda na joão melo esta rua fica só com um sentido até à alameda.não parece que os comerciantes vão gostar muito. com as outras alterações concordo.

Zé Bonito disse...

Pelo contrário. A confusão do trânsito nessa artéria (quer na circulação, quer no estacionamento)é, actualmente, o grande inimigo dos comerciantes. Esse é um dos erros do projecto da Câmara- não vai resolver a situação. Por outro lado, o comércio que há entre a Praça da República e o jardim, ou é constituído por actividades sólidas- que são, elas próprias, motivo de atracção (por exemplo,os pasteis de Vouzela!!!)- ou por negócios que beneficiam com a possibilidade das pessoas passearem com mais calma.
Havendo a possibilidade de financiamento, o que devia preocupar os responsáveis eram obras estruturantes, como alternativas ao estacionamento de superfície no centro e alternativas à circulação automóvel em determinadas zonas, tendo em conta a existência de uma população com alguma idade.

Victor Azevedo disse...

Por favor, façam ver aos actuais autarcas de Vouzela que tudo isto é um disparate! Se querem chegar às eleições com obra feita, pensem em realizações com cabeça, tronco e membros e deixem de inventar coisas sem geito e disparatas como esta. Quando todos fazem por eliminar as passagem inferiores debaixo de prédios, erradamente há anos construidas, em Vouzela querem criar essa aberração... Haja vistas largas e criem-se alternativas eficientes e inteligentes!
Victor Azevedo

Zé Bonito disse...

Vamos tentar, Victor. Vamos tentar.