quarta-feira, julho 02, 2008

As emendas do feitiço e o feiticeiro dos sonetos

Grzegorz Szumowsky- Polónia

A propósito da suspensão, por ordem judicial, do blogue povoaonline, Vital Moreira chama a atenção para o facto da blogosfera não gozar de “imunidade penal, nem a integridade moral das pessoas sofrer aí de qualquer ‘capitis deminutio’” (a partir daqui). Não podíamos estar mais de acordo. Só que há emendas piores do que o soneto e feitiços que se viram contra o feiticeiro.

Impedir o acesso a um blogue, equivale a proibir a publicação de um jornal, pelo facto de alguns dos seus artigos serem considerados insultuosos- se assim fosse, já nenhum jornal era publicado... Depois, como se pode ler no relatório que integra a decisão judicial, as supostas ofensas são, na realidade, denúncias que, salvo melhor opinião, justificavam investigações cuidadas aos 15 anos que o presidente da Câmara da Póvoa do Varzim já leva à frente do município. Ora, o que estava diluído nos diversos “posts” e limitado aos leitores do povoaonline, tem agora um resumo de luxo na decisão do tribunal, bem divulgado por essa blogosfera. Além do mais, como Vital Moreira bem sabe do tempo em que distribuía propaganda clandestina, quando uma é destruída, logo outra aparece.

3 comentários:

CP disse...

Os tribunais (ou quem por lá anda) percebem alguma coisa de internet? E sobretudo, percebem alguma coisa de blogs e de bloggers?

quink644 disse...

Viva Zé Bonito,
Claro que também por lá tenho andado como um doido desde o princípio da história e lá deixei os meus endereços mais de 'combate'.
Deixei-te, também, um cumprimento especial por te encontrar lá. Um abraço e fica bem... Possivelmente, lá, no meu ou aqui nos voltaremos a cruzar.
quink644

quink644 disse...

escrevi para lá um post que está no meu blogue intitulado:
"Cretinos mandam tribunal fechar Blogue e acham que assim resolvem o problema…" que acho que deves gostar...