quinta-feira, maio 22, 2008

O túnel sem luz ao fundo

Frank Miller

Na mais recente polémica envolvendo a ASAE, ficámos a saber que os vulgares congeladores que temos em casa, normalmente associados ao frigorífico, apenas servem para manter produtos previamente congelados industrialmente. Esse hábito de ir comprar fresco e congelar em casa é um disparate, devido à lentidão do processo, só aceitável se for feito num túnel de congelação.

Longe de nós discutir tão doutas opiniões ou manifestar desprezo pela saúde pública. O problema é que o esclarecimento que tem sido dado sobre este assunto (com algum dramatismo, diga-se), está a convidar ao consumo de produtos congelados, isto é, os que foram adquiridos por grandes cadeias de distribuição, ou os produzidos em unidades com fôlego para adquirirem os tais túneis. Aos pequenos produtores, resta entrar no túnel, que é como quem diz, no buraco. Quanto aos consumidores, ou criam a vitela na varanda e mutilam-na à medida das necessidades, ou rendem-se ao congelado. Hipótese menos provável é que alguém se lembre da tal protecção aos produtos tradicionais que já devia existir mas não existe, ajudando a criar condições para que haja túnel e, sobretudo, apareça a luz no seu fundo.

1 comentário:

quink644 disse...

Bom, eu como especialista em tunéis de congelação, já que estive, como tantos outros, muitos meses congelado devo dizer que prefiro a opção da vitela mutilada à varanda; sobretudo se osnacos que se forem tirando forem confeccionados à moda de Lafões...
Um abraço e, no entretanto, é favor não esquecer o mercureocromo no resto da vitela...
quink644