quinta-feira, outubro 04, 2007

Lindo serviço...

Integrada na “Quinzena da Habitação” (iniciativa no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia), foi feita a divulgação pública de parte do trabalho da equipa responsável pelo Plano Estratégico da Habitação (PEH). As conclusões finais só estão previstas para o próximo mês de Março, mas existem já indicadores que merecem reflexão.

De tudo quanto foi divulgado, o mais surpreendente talvez tenha sido o facto de ainda faltarem perto de 200 mil fogos para responder às necessidades da população (Público, 3/10/2007). Lindo serviço. Andámos nós a “cimentar” o país de lés a lés e chegamos à triste conclusão que ainda não chega! É desta que nos lançamos à conquista de Espanha...

Será interessante analisar o relatório final, mas pensamos que a perversão esteja relacionada com o êxodo rumo ao litoral, tendo havido excesso de construção precisamente onde não era necessária. Isto reaviva a polémica sobre a capacidade da iniciativa privada, por si só, conseguir responder às necessidades de uma área socialmente tão importante como a da habitação, para além de deixar de rastos os critérios dos nossos autarcas.

As restantes conclusões divulgadas, vão ao encontro da percepção que vamos tendo do fenómeno: necessidade de privilegiar a reabilitação, peso excessivo da compra da habitação devido à falta de um mercado de arrendamento (provocando um endividamento equivalente a 117% do rendimento das famílias!), ineficácia da política social. Registe-se pela sua importância, o facto de cerca de 20% da população portuguesa não ter condições para aceder à habitação sem apoio.

Os trabalhos do grupo responsável pelo PEH podem ser acompanhados aqui. Pela semelhança com a realidade de Lafões, chamamos a atenção para a síntese das conclusões do Fórum Regional de Vila Real (aqui).

Sem comentários: