sábado, abril 14, 2007

Capela de São Frei Gil

Tem mais esta villa hua Capella de S. Frey Gil natural desta mesma villa que he administrada pellos moradores della... Beatificado pella Igreja Romana e santificado pella vós do povo foi Religioso da Ordem dos Pregadores... esta seu corpo sepultado em o Convento de S. Domingos da Villa de Santarem e nesta Capella esta a Imagem do ditto Sto.
Tem mais hum sacrario onde esta hua reliquia do ditto Sto. Que he o queixo de baixo com alguns dentes que faz muitos millagres assim nesta freguesia como nas circumvezinhas está esta Reliquia metida em hum cofre de prata com suas vidraças fechada no divino Sacrario com tres chaves esta mais na dita capella a Pia em que foi Baptizado o ditto Sto...- Padre Manoel Lopes, 1732, in Vouzela- A Terra, os Homens e a Alma, Vouzela, 2001

Apesar da fachada em "estilo D. João V", não se sabe ao certo a data da construção da Capela. Dúvidas que alimentam a lenda, tal como sucede com o próprio "Fausto Português", de seu nome Gil Rodrigues de Valadares (1185- 14 de Maio de 1265). Estudou medicina em Paris, professou na Ordem de São Domingos e faleceu em Santarém. Foi canonizado em 1749.

Sem comentários: