quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Sinais

Conhecemos os sinais: deixa-se de investir, permite-se a degradação e depois acaba-se com o serviço, argumentando com a falta de comodidade que se provocou e a falta de segurança que não se evitou. Aconteceu com a antiga Linha do Vale do Vouga e tudo indica que se repete a estratégia na Linha do Tua. Pelos vistos, desde 2001 que o acidente estava anunciado e não faltavam medidas que, se aplicadas, podiam ter evitado o desastre. Ninguém ligou. Os cerca de 42 mil passageiros transportados anualmente, não devem ser suficientes para justificar o investimento. E, no entanto, não é difícil prever que, com o agravamento das medidas impostas para combater as alterações climáticas, ainda vamos assistir a muito “ministro” a recordar a falta que faz um qualquer comboio que não rime com TGV. Mas, para já, é certo e sabido que nós, os que pensamos ser para estas coisas que se pagam impostos, somos uns demagogos. Tudo bem. Só gostava que o anunciado “Cartão do Cidadão”, registasse o valor que os “contabilistas do Estado”, atribuem a cada um de nós...

No referendo do passado dia 11, o Concelho de Vouzela manteve-se fiel à abstenção e ao “Não”. Aliás, pode dizer-se que quanto mais vincada foi a opção pelo “Não”, maior foi a tendência para ficar em casa, talvez revelando que há verdades que não passam pelos confessionários... No entanto, é de registar o aumento de votantes comparativamente com 1998. Desta vez, manifestaram posição, através do voto, 4026 cidadãos (38.29%), enquanto no referendo anterior não se tinha ultrapassado os 3262 (31.08%). Este aumento de votantes, teve o seu ponto alto na freguesia de Vouzela, com uma participação de 51,10%. Aí, venceu o “SIM”. Recordando o padre Malagrida (autor do Juizo da verdadeira causa do terremoto que padeceu a corte de Lisboa no 1.º de Novembro de 1755) e na linha de certas peripécias da campanha, não resisto à inofensiva provocação: a terra tremeu no dia seguinte...

PS: O “velho António”, lá foi eleito como o principal responsável pelo estado a que isto chegou. À mesma hora, Jaime Nogueira Pinto esforçava-se, na RTP, por levá-lo à categoria de "melhor". Respeita-se quem tem convicções e dá a cara por elas, mas o contexto internacional com que tentou justificar a acção do ditador, dificilmente explica a promoção do analfabetismo, o isolamento cultural, o Portugal subserviente, tudo aquilo que ainda hoje limita a cidadania ao sarcasmo e ao encolher de ombros. A História não se apaga e Salazar continua entre nós. Pelos piores motivos.

6 comentários:

ana disse...

Gostei de saber que em Vouzela ganhou o "Sim".

Parabéns por este interessante blog, que para mim tem um acréscimo de interesse porque sou vouzelense.

Zé Bonito disse...

Então, esperamos ver-te mais vezes. E porque "há dias assim", já estás na nossa lista de leitura aconselhada, onde prometemos ter "cuidado com as migalhas" e não deixar nódoa. Aparece.

odeusdamaquina disse...

Fico muito contente com esse Sim! na freguesia de Vouzela.
Por outro lado, parabéns por este blog! Quando se fala de Vouzela (e dos seus pastéis), fico logo entusiasmado, pois sou quase filho de Vouzela.
Nasci no Barreiro, mas os meus avós eram de Vouzela, mais concretamente da aldeia de Covas (Fornelo do Monte). Tenho lá uma casa, e regularmente (com menos regularidade do que eu gostaria) estou aí. Fins-de-Semana, férias escolares, estivais.
Adoro Vouzela! E toda a região de Lafões!
Vou ser leitor assíduo deste blog. Podem contar com mais um amigo.
Entretanto, vejam os blogs maripernilla.blogspot.com (onde lá posto postas de bacalhau, juntamente com uns amigos de Tondela). Lá falamos de arte, ficção, onomatopeias, escatologia, poesia e todos os tresvarios incidentais. Eu vou divulgar o vosso blog, não se preocupem.
Abraço!

odeusdamaquina disse...

Por um lamentável erro digital (dos meus dedos), o blog saiu incorrecto, é mariapernilla.blogspot.com

Zé Bonito disse...

O Maria Pernilla já lá está. Obrigado pelo destaque e a vitela com arroz de carqueja, fica agendada. Um abraço

ana disse...

Obrigado pelo link, também o Pastel de Vouzela já está nos meus favoritos. Aparecerei :)