Ideias a propósito de um comboio em miniatura
É o Liliputbahn, um comboio em miniatura que circula no Prater, uma enorme área de lazer no centro da cidade de Viena, transformada no primeiro parque de diversões do mundo quando o imperador José II, em meados do século XVIII, passou para o domínio público o que era uma reserva de caça da aristocracia local. A dimensão da sua área verde é impressionante, ainda por cima numa cidade onde elas abundam. Amplos espaços relvados e densamente arborizados fazem do local um destino de eleição para quem queira fazer algum exercício físico, ou simplesmente passear ou preguiçar no centro de uma cidade com 1 milhão e 600 mil habitantes.
Mas, o que por agora nos interessa é o comboio, com as suas locomotivas a vapor e a disel que circula numa linha de bitola estreita ao longo de cerca de quatro quilómetros. É uma atração turística, claro está, mas também um meio de transporte que liga a vários pontos de interesse e a estações de metro, de autocarro, de comboio...
Lembramo-nos dele quando passeávamos entre Vouzela e as Termas pela antiga linha do caminho de ferro: porque não, fazer ali circular o nosso "comboio turístico"? Sim, somos dos que ainda não perderam a esperança de voltar a ver por ali passar um comboio a sério. Mas, para já, aquele "fopinhas" de faz de conta teria a vantagem de evitar o trânsito automóvel, permitindo desfrutar um percurso interessante e oferecendo mais uma alternativa de acesso às duas localidades. Além do mais, não parece difícil compatibilizá-lo com a existência de circuitos pedonais ou para bicicletas. Fica a ideia que veio do centro da Europa, assumindo que aquela história da Câmara de São Pedro do Sul não permitir o acesso do comboio turístico às Termas, não passa de uma piada de mau gosto.
1 comentário:
Aplaudo a ideia (tanto mais que o comboio na estrada de asfalto sempre empata e chateia o trânsito automóvel...) e desconhecia que ele não pode transitar nas Termas, num percurso turístico de excelência!... No mínimo surreal...
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