sábado, novembro 23, 2013

Há coisas a acontecer em Vouzela

Há coisas a acontecer em Vouzela. Ainda pouco para as necessidades, mas possíveis inícios que vençam a letargia e o sentimento de impotência. Como todas as grandes caminhadas começam por um pequeno passo, interessa participar. Depois... bem, depois é como se canta no famoso verso do castelhano António Machado: "se hace camino al andar".


Apanhemos, então, o comboio
Foto de José Campos

A propósito das comemorações do centenário da chegada do comboio a Vouzela, organizadas pela Associação D. Duarte de Almeida e pela Câmara Municipal, alguns debates têm sido realizados, não só desfiando memórias, mas também perspetivando o futuro. Foi o que aconteceu no Painel 7º dia, programa da Vouzela FM: recordaram-se pessoas, viagens, acidentes; lamentou-se o encerramento da linha e refletiu-se sobre as possibilidades de recuperação futura.

A este respeito convém recordar que a importância da opção ferroviária vai muito para além da nostalgia em torno da antiga linha do Vale do Vouga. É uma inevitabilidade, tendo em conta a reorganização das opções de mobilidade, hoje limitadas ao rodoviário. A manter-se a situação atual, Portugal fica totalmente dependente das variações do preço do petróleo que só os elevados valores atuais, têm permitido que se explorem novas jazidas e usem  técnicas de extração altamente polémicas como o "fracking". A seguir-se pelo rumo atual, os problemas ambientais vão impor sérias restrições à circulação automóvel e custos dificilmente suportáveis. Mesmo que acreditemos numa rápida resposta das viaturas elétricas individuais, a experiência presente chega para percebermos os perigos da inexistência duma rede de transportes públicos diversificada e de qualidade, transferindo para o cidadão o preço de uma mobilidade cada vez mais necessária, tal o nível de concentração populacional que se está a promover. A menos que optemos por não sair de casa...

Por tudo isto, pensamos ser do interesse de todos quantos vivem na região de Lafões, o projeto de ligação ferroviária entre Aveiro e Salamanca e a reivindicação dos viseenses para voltarem a ser servidos pelo comboio. Se, a partir daí, for possível fazer o aproveitamento turístico da parte que nos cabe da linha do Vale do Vouga, óptimo. Acertavam-se as contas com o passado e recuperava-se (parte) de um recurso estupidamente perdido.

Silvatica

Foto retirada da página no Facebook

Consta que, em latim, se refere a selva, silva, selvagem... É o nome de uma associação que tem por objetivo gerir territórios para promover a conservação e que teve o seu encontro de lançamento em Vouzela. Com o dedo do João Cosme, pois claro. Na prática, vão tentar adquir terrenos ou negociar a sua gestão com os proprietários, de modo a criarem uma reserva natural privada. Para já, a sua atenção está concentrada nas serras envolventes do Vouga (Freita, Arada, Montemuro, Lapa, Caramulo) e, aos poucos, criar condições para a proteção do lobo ibérico.

Esta iniciativa baseia-se em experiências que já fizeram o seu caminho (veja-se Associação Transumância e Natureza) e tenta ultrapassar os obstáculos que têm sido colocados a idênticas áreas com gestão estatal. Nesta região vai, obrigatoriamente, confrontar-se com os receios e o individualismo típicos do minifúndio, mas, talvez, aproveitar do abandono de muitas áreas e da falta de perspetivas das gentes. Por mera curiosidade, registe-se que este método está a ser tentado, também (embora com objetivos mais modestos), de modo a garantir a utilização de espaços privados a bem do interesse público. É o que se passa em Leiria, onde um grupo de cidadãos tenta adquirir uma quinta de modo a transformá-la num parque da cidade.

Vouzela do século XX
"Clique" na imagem para ampliar

E terminamos com nova iniciativa da Associação D. Duarte de Almeida, coletividade que tem mostrado um dinamismo digno de registo e que, mais uma vez, contou com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Vouzela. É no próximo dia 29 de novembro, a partir das 20.30 horas, no Café Rocha. A acompanhar o café (ou o chá) no final do jantar, reflete-se sobre a história local que ainda é o método mais seguro de perceber onde tropeçamos e de como evitar trambolhões futuros. Do início da florestação do Monte Castelo, até à recente ameaça de encerramento de serviços, muito há para recordar e avaliar. Se quiser falar, fala. Se não quiser... não quer. O ambiente é aquecido e a experiência dos dinamizadores promete tornar bem agradável a noite. Guarde espaço para um pastel de Vouzela.

2 comentários:

CP disse...

GOSTO

CP disse...

GOSTO MUITO. Grande iniciativa. As nossas enciclopédias ao serviço de todos nós.