quinta-feira, setembro 12, 2013

Foi você que falou em "pretensões turísticas"?


"Esta perspetiva, gostam? Há quem fale da paisagem, património, planeamento... Eu fui brindada com este acrescento paisagístico. Um mimo! Adoro o campo!"- Ângela Carvalhas no Facebook.

É um problema antigo e, por isso mesmo, ainda mais irritante: passeamos pelos locais mais interessantes, escolhemos os melhores ângulos para uma fotografia e... lá está o diabo de um fio elétrico a estragar a composição. Às vezes, até a instalação toda! Não, não somos saudosistas dos lampiões de carbureto. Apenas sabemos haver alternativas mais de acordo com as pretensões turísticas de Vouzela.

O "obelisco" que mostramos na imagem, foi colocado a norte, cortando, sem dó nem piedade,  uma belíssima mancha verde ainda ocupada por algumas quintas que, num passado não muito longínquo, constituíam parte importante da cintura agrícola da vila. Não é o caso mais chocante. Apenas é o mais recente. É verdade que se trata duma zona já bastante maltratada. Mas também o é que o objetivo não pode ser dar asas à asneira em tudo o que saia do que administrativamente foi batizado de "centro histórico". Antes pelo contrário.

Num momento em que se avança para uma eleição para a autarquia local, gostaríamos de saber quem é que, de facto, já percebeu que, mais do que defender "centros históricos", esta vila e grande parte do concelho é, no seu todo, um conjunto histórico que tem que ser cuidado e preservado nos mais pequenos pormenores. E os responsáveis locais da EDP ou da REN, ou do raio que os parta, têm que perceber isso. Para que, de uma vez por todas, as tais "pretensões turísticas" sejam mais do que palavras de circunstância.

Sem comentários: