sexta-feira, fevereiro 15, 2013

À atenção dos arquitetos locais e a pensar em certas obras que se anunciam

Repetimos um destaque, já aqui feito em 2009:  
"Acho que os meus colegas arquitectos pensam que somos todos parvos. Parece que é coisa da arquitectura contemporânea, aquela com “linhas modernas”, genuína da Bayer. Vocês sabem. As caixas brancas suspensas no ar. Eu cá não sei, mas parece que imaginamos o povo como uma cambada de tolinhos a “extasiar” perante as paredes brancas. Paredes não, paramentos, que é mais poético. Eis, então, tudo a extasiar perante os volumes hirtos no horizonte. Coisa linda"- A barriga de um arquitecto

1 comentário:

Pedro disse...

No texto original ao ler isto:
"E que dizer daqueles espaços exteriores, ermos de terra batida. É que agora até está na moda meter uns animais nos renders, é um trend, sabem? Mas, nestes projectos, nem as vacas lá podem pastar. Fico sempre sem saber se faltou o dinheiro ou faltou a inteligência. Quer-me parecer que faltou o primeiro por falta da segunda."

Passa-me isto pela cabeça:
Faltou claro o trabalho de um arquiteto paisagista, porque, vamos lá ver, o arquiteto não tem nada que se impôr numa área que não é dele. Assim como, não há Arquitetos Paisagistas a fazer casas! Mas claro, sem inteligência e sem dinheiro não há qualquer preocupação com os espaços exteriores - a paisagem! E portanto, ficamos assim com as " caixas brancas suspensas no ar". Até que num belo dia alguém se lembre de requalificar a paisagem que fica, as sobras. E que até já lá estava, mas foi esquecida e destruída. Na melhor das hipóteses, se calhar, se aparecer dinheiro, até chamam um Arq.º... Tem tudo para correr mal. Normalmente corre mesmo mal - é um desastre. Tal como seria se um Arq.º Paisagista projetasse um edifício... Cada macaco no seu galho!