segunda-feira, julho 16, 2012

A data da imagem

Imagem retirada de "Vouzela- A Terra, os Homens e a Alma", Vouzela, 2001

Imagens antigas de Vouzela e de Lafões, temos publicado muitas. Mas, quando as queremos usar como documentos históricos, uma condição fundamental é conseguir datá-las. Essa tarefa revela-se, por vezes, quase impossível, não só porque o tempo confunde a memória, mas também porque é frequente uma mesma imagem ser usada durante anos a fio como ilustração de um espaço. Por tudo isto, importa registar e divulgar os esforços de datação suportados em investigação. É o que aqui vimos fazer.

A imagem que aqui deixamos ilustra uma época da atual Praça da República. Percebe-se o ambiente de festa, identificam-se facilmente as semelhanças com o presente, assim como as diferenças. Lopes da Costa registou-a nos seus arquivos (1) como sendo de 24 de Junho de 1894, dia em que foi inaugurado o Hospital na Casa da Cavalaria, entretanto legada à Misericórdia. A cerimónia foi presidida pela rainha D. Amélia e talvesse fosse a sua chegada, vinda dos lados de São Pedro do Sul (onde costumava ficar) que o povo aguardava.
_In Termas de S. Pedro do Sul (Antigas Caldas de Lafões), Ana Nazaré Oliveira, 2002, coleção particular de Carlos Pereira (clique na imagem para ampliar)
_________
(1)- Arquivos depositados na Biblioteca Municipal, Fotografias Antigas de Vouzela.

1 comentário:

CP disse...

As imagens conhecidas com mais seis ou sete anos já não têm a barraca que está do lado esquerdo. Deve ter havido um alargamento (ou criação) da praça e colocação da fonte (que agora está no largo do convento).