segunda-feira, janeiro 16, 2012

Horário / Linha Vale do Vouga

Ao invés do habitual, apresento esta semana um documento que é interessante, não por ter uma referência a Vouzela, mas precisamente por não a ter.
Trata-se de um horário de comboios que era publicado mensalmente. Esta é a página da Linha do Vale do Vouga referente ao mês de Novembro de 1913. Este horário estava em vigor desde 5 de Setembro de 1913.
Como se pode ver, a Linha do Vouga estava em funcionamento de Espinho a Ribeiradio e de Viseu a Bodiosa. A grande curiosidade está no facto de que foi precisamente no mês em que este horário foi publicado, que o comboio chegou a Vouzela, mais precisamente no dia 30 de Novembro.

4 comentários:

Zé Bonito disse...

Excelente documento para ilustrar o modo como se construiu a nossa linha. A partir dele, outra pergunta surge: porque é que Vouzela foi a última etapa deste percurso?

CP disse...

Vouzela não foi a última etapa. A última foi entre as Termas e Moçâmedes em 5 de fevereiro de 1914. Penso que a única razão era a da construção. Os troços iam sendo abertos ao público à medida que estavam prontos.

Luís Filipe disse...

excelente documento... parabéns!

paulo safa disse...

O que mais aprecio neste blog, é o amor que os vouzelenses demonstram ter pela sua terra.