sexta-feira, dezembro 16, 2011

Só os eleitos os sabem fazer...

Foto de Margari
a
da Maia

"Aquela delícia conhecida como “Pastéis de Vouzela” merece, sem margem para dúvidas, a coroa de ouro!Falámos com a família Castanheira que faz estes famosos pastéis há mais de sessenta anos. De origem conventual, a receita foi fornecida à família Castanheira por uma senhora que trabalhou num convento.A família terá tido acesso à “ receita,” já que falamos da forma ímpar de fazer uma delícia também ela invulgar em termos de qualidade e originalidade, por uma feliz coincidência e, justiça seja feita, por um gesto de boa vontade duma defunta senhora, conhecida por “Cardoza”.Dá-se como certo que a lúcida e feliz matriarca da família Castanheira terá recebido esse bem guardado segredo de um irmão; irmão esse, que por sua vez o recebeu da referida senhora” Cardoza”. E porquê? Perguntará o leitor.Ora bem. Estávamos noutros tempos. A gratidão não de publicitava; praticava-se! Esse senhor, fruto de serviços que terá prestado à dita “Cardoza” e sua família, foi recompensado com o tal “segredo,” ou seja: a forma de confeccionar esta maravilha!Depois… bem depois foi ele mesmo quem transmitiu esse valioso tesouro a sua irmã, envolvendo toda a Família Castanheira nesta maravilhosa arte de bem fazer ao paladar, e que, até hoje, tem perdurado, dando fortes garantias de continuar nas gerações seguintes. Para já, passou para uma filha e genro, já vai num neto… e assim irá continuar, para a felicidade de todos quantos, hoje e no futuro, provem esta “delícia dos deuses”- Associação Portuguesa de Profissionais em Comércio Externo.

2 comentários:

CP disse...

Que delícia!

raposinho disse...

a tentar ler sobre a "nascença" do pastel de vouzela.
pelo que sei foram umas (3) noviças do convento do carmo em tentugal que fugiram e tendo uma familia em vouzela aí se refugiaram.
como os parentes eram de poucas posses começaram a fazer o "pastel" que aprenderam a fazer em tentugal para auto sustento.

gostaria que me enviassem a história cmarquesdosantos@gmail.com