segunda-feira, setembro 12, 2011

Linha do Vouga - Exploração rodoviária

A linha do Vale do Vouga era composta por 176 km. De Espinho a Viseu eram 141 km. Os outros 35 pertenciam ao ramal que ligava (e ainda liga) Sernada do Vouga a Aveiro.

A Linha do Vale do Vouga fazia ligações com outras companhias ferroviárias a operar em Portugal:
- em Aveiro e Espinho com a CP (Caminhos de Ferro Portugueses). Concessionária das linhas do estado, era a maior empresa ferroviária da metrópole.
- em Viseu com a CN (Caminhos de Ferro da Companhia Nacional). Esta linha que ligava Viseu a Santa Comba Dão era na realidade da CP mas estava arrendada à CN.

A Linha do Vale do Vouga (VV) era propriedade da Companhia Portuguesa para a Construção e Exploração de Caminhos de Ferro (CPCECF). De modo a ligar a Linha do Vale do Vouga à Linha do Douro (Caminhos de Ferro do Minho e Douro) foi concessionada à CPCECF uma ligação rodoviária entre S. Pedro do Sul e a Régua, passando por Lamego.

"Entre S. Pedro do Sul (V.V.) e Régua (M.D.) esta empresa explora tambem a viação automovel, tendo adquirido auto cars de 60 cavalos de força, trabalhando a gaz pobre produzido por carvão de madeira. A lotação de cada auto car é de 34 passageiros, podendo transportar bagagens e pequenos volumes e atingir a velocidade de 50 km. por hora". 
(in Manual Prático Profissional de Caminhos de Ferro).

 (Imagem de um auto car publicada no livro atrás referido)

 Era assim possível viajar da Régua para Viseu com transporte combinado de "auto car" e combóio através da concessionária da Linha do Vale do Vouga.

Foi no dia 12 de Setembro de 1932, faz precisamente hoje 79 anos que alguém viajou da Régua para Vizeu pela quantia de 18 escudos e 80 centavos utilizando o raríssimo bilhete que a seguir apresentamos.



A este assunto dos auto cars voltaremos brevemente com um pequeno artigo sobre a sua relação com as primeiras automotoras do mundo, que foram construídas em Portugal pelo pessoal da nossa Linha do Vouga, onde foram utilizadas.

3 comentários:

Zé Bonito disse...

Aqui está mais um apontamento histórico que permite "reconstruir" a memória da linha do Vale do Vouga. Linha que, cada vez mais, se lamenta ter desparecido.

Luís Filipe disse...

extraordinário documento para revivermos esta linha infelizmente terminada por algum "inteligente" como nas touradas! Parabéns, CP, e obrigado por nos permitires voltar a um passado belo e glorioso!

Jorge Nogueira disse...

Desconhecia estes "auto cars". De que ano é este "Manual Prático Profissional de Caminhos de Ferro"? Quando deixaram de circular os autocarros?