domingo, maio 01, 2011

Paço da Torre em Figueiredo das Donas

Fugas, Público de 30 de Abril de 2011

Num tempo de ameaças reais ou imaginárias, a fuga é uma tentação. Sobretudo para locais de horizontes amplos que permitam abrir janelas por onde entrem lufadas de ar fresco na mediocridade do quotidiano. Foi precisamente um desses destinos que o Público de 30 de Abril, no seu suplemeto Fugas, nos veio apresentar. É em Figueiredo das Donas, um restauro que deu origem ao Paço da Torre. Para as primeiras apresentações, basta clicar aqui e apreciar uma página que percebeu ser a região, toda ela, com as suas características, o melhor produto que temos para oferecer. Depois, claro está, é ir lá e aconselhar aos amigos. Amigos mesmo.

2 comentários:

Pedro disse...

Excelente notícia! Por estes lados são necessários destes espaços - com qualidade, e que mostrem o melhor das nossas terras!
Continua é a faltar algum deste investimento, que a pouco e pouco já vai sendo feito nos arredores da vila, mas falta no centro de Vouzela!! E que este investimento a ser feito, tenha continuidade e sirva realmente os turistas!

Aqui mesmo na vila, conheço um exemplo em que investimento foi feito, mas não teve continuidade!
Os proprietários restauraram o edifício e nos primeiros tempos ainda havia a informação (ainda que escaça!)
de que se tratava de uma unidade de turismo de habitação. Para além de uma ou outra publicações camarárias
de carácter turístico, havia apenas no próprio edifício uma pequena folha muito escondida por entre os caixilhos da janela,
que dava essa informação. Actualmente, não aparece referida de nenhuma forma!
E até quando ainda era disponiblizada essa informação, num contacto feito ao proprietário para saber a disponibilidade
para receber um hóspede, é-me dito que a casa estava cheia e portanto indisponível!
Na realidade, sabia-se que a casa não recebia hóspedes, e muito menos estava cheia!

Em tempos em que abundavam os subsidios, parece-me que o financiamento que terá sido dado para desenvolvimento de uma unidade de turismo de habitação
foi aproveitado apenas e só para a recuperação do edifício! Eram duas oportunidades: de recuperar a casa e de desenvolver um projecto de turismo!
Mas mais uma vez a pequenez dominou, ficando Vouzela a perder.

PS: Ainda sobre o Paço da Torre, não sei s viu, mas existe outra reportagem muito recente: http://almadeviajante.pt/turismo-rural/centro/paco-torre.php#top

Zé Bonito disse...

Sim, é verdade, Pedro. Histórias dessas houve muitas e em diversas actividades. O País nada beneficiou e a montanha do desperdício foi aumentando. Por isso mesmo temos seguido o princípio de divulgar todas as iniciativas que vão num sentido diferente, que percebem que o seu sucesso individual, está dependente do sucesso de toda a região; que percebem que a divulgação da actividade, é elemento obrigatório para se alcançarem os objectivos.