sábado, maio 21, 2011

Até que enfim!

Era isto que já se devia ter feito há muito. Era isto que teria permitido travar o envelhecimento da agricultura. Era isto que teria acrescentado valor à atividade, única forma de conquistar mercado. Formação profissional orientada para setores estratégicos! Foi preciso bater no fundo para que, finalmente, percebessem a sua importância. Veremos se vamos a tempo:

No âmbito das suas competências e da estratégia traçada para o sector, o Gabinete de Desenvolvimento Rural (GDR) do Município de Vouzela, em colaboração com a CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, vai promover um curso gratuito de jovens empresários agrícolas.

Trata-se de uma formação especializada que, para além de preparar os jovens empresários agrícolas para a gestão das suas explorações, dá resposta à legislação do PRODER que prevê que, durante os dois anos de implementação do projecto financiado, o proprietário esteja devidamente credenciado para o efeito.

A formação é destinada a todos os jovens agricultores com projectos aprovados, quer seja na área da avicultura, horticultura e frutos silvestres, nomeadamente explorações de mirtilos e framboesas, tenham o 9º ano de escolaridade e idade compreendida entre os 18 e 40 anos. Os formandos terão direito a subsídio de refeição e certificado de formação.

O curso terá início em Junho e é constituído pelos módulos “Formação Básica de Agricultura”, “Formação de Gestão da Empresa Agrícola”, “Formação Específica para a Orientação Produtiva da Instalação” e “Componente Prática em contexto Empresarial”.

“Formação de Gestão da Empresa Agrícola” será o primeiro módulo a ministrar e decorrerá em horário pós laboral.

As inscrições decorrem até ao dia 26 de Maio e todos os interessados deverão contactar o Gabinete de Desenvolvimento Rural, na Av. João de Melo, nos dias úteis das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, pelo mail gdr@cm-vouzela.pt ou pelo telefone 232 779 185-
Página da Câmara Municipal de Vouzela

1 comentário:

Zé Bonito disse...

"E neste âmbito de promoção da agricultura decidiu-se hoje na reunião da Câmara criar um mercado local para os produtos dos agricultores que funcionará no espaço do Mercado Municipal e nos passeios da rua, caso a asesão seja boa"- Maria do Carmo Bica em comentário a este post no Facebook.