quinta-feira, abril 07, 2011

Cruzeiro do Gamardo

Foto de Hermínio Dias. Coleção particular de António Liz Dias

Curiosa imagem que parece remontar à inauguração do Cruzeiro do Gamardo (freguesia de Ventosa). Foi em 1940, nos 300 anos da Restauração de 1640. Esta e outras obras que o governo da altura espalhou pelo país, ficaram conhecidas como Cruzeiros do Centenário.

O autor desta foto, Hermínio Augusto Dias, foi presidente da Câmara de Vouzela nos anos cinquenta, grande apoiante das colectividades locais, ligado a importantes actividades económicas da vila, como o Hotel Vouzelense e a casa Dias & Irmão. Da sua objectiva sairam as principais imagens que, durante vários anos, divulgaram Vouzela, transformadas em postais com a chancela da sua casa comercial e, ainda, da "Casa da Montanha". A foto que publicamos (assim como outras já aqui e aqui publicadas), gentilmente cedida por seu filho, Dr. António Liz Dias, é um trabalho original que, até hoje, nunca tinha sido divulgado.

2 comentários:

CP disse...

Uma exposição dessa colecção particular vinha mesmo a calhar. Quantas maravilhas desconhecidas ou incomuns se "escondem" nesse arquivo maravilhoso de António Liz Dias!

Zé Bonito disse...

CP:

Grande parte da tua excelente coleção está nesse arquivo. As imagens que estamos a publicar, são exemplares que, por um qualquer motivo, não foram usadas nos postais.