segunda-feira, março 21, 2011

Igreja da Misericórdia

Estes postais do início do século devem ter sido os primeiros que foram emitidos em Vouzela. São dos mais raros que se conhecem. São postais fotográficos com boa qualidade de imagem. Desconhece-se quem foi o fotógrafo (ou alguém me consegue informar?).
Os cortes são bastante rudimentares, não são todos do mesmo tamanho, dando ideia que foram cortados com uma guilhotina caseira. Alguns até estão sem esquadria.
As imagens destes postais foram mais tarde usadas nas emissões da "Ourivesaria Souto" e "Casa da Montanha Castela".
Os mesmos postais existem numa série numerada, noutra não numerada e ainda numa série "Resur", embora com diferentes legendas. Desconheço se todos foram emitidos nas três versões.

Apresento aqui uma imagem que já conhecemos. Já aqui foi apresentada a versão publicada por volta de 1910 pela "Casa da Montanha Castela" (embora nessa versão tenha sido artificialmente colorida).
Estes postais pioneiros estão classificadas como sendo de 1900 (mais ano menos ano). Fica a mesma imagem em duas versões, uma numerada e noutra não.


(sem referência ao editor)

6 comentários:

Zé Bonito disse...

Cena domingueira, ainda com o chafariz no meio da Praça. Belíssima imagem.

Fausto Carvalho disse...

Não deixa de ser curioso que há mais gente, mesmo sendo a cena domingueira?, nessas belas imagens do que hoje, e não exagero, percorrem a a Av. João de Melo durante um qualquer fim de semana. Porque será?

Zé Bonito disse...

Imagino que não seja, só, por uma questão de fé...

Zé Bonito disse...

Fausto:
Na época em que a foto deve ter sido tirada (primeira década do séc. XX ou antes), Vouzela (concelho) tinha cerca de 15 mil habitantes, mais 4 mil do que tem hoje. Para além disso, Vouzela (vila) era o centro comercial do concelho.

CP:
será que os edifícios que se vêem do lado direito, são os que se vêem nesta outra imagem (http://pasteldevouzela.blogspot.com/2007/03/praa-da-repblica-curta-histria-em.html) do lado esquerdo?

CP disse...

Não me parece que sejam esses.
O que está do lado direito parece-me ser este (no tempo em que a ramada estava cheia): http://pasteldevouzela.blogspot.com/2008/11/ourivesaria-souto.html

Luís Filipe disse...

excelentes imagens! uma preciosidade!