quinta-feira, dezembro 09, 2010

Vale a pena experimentar...


Sabemos que esta coisa da "democracia electrónica" tem tido "muita parra e pouca uva". Muitas das funcionalidades disponíveis nas páginas das câmaras municipais são, apenas, "para inglês ver" e das complicações do "Simplex" todos conhecemos histórias de sobra. No entanto, os meios de comunicação a distância podem ser (se para isso houver vontade) preciosos auxiliares no contacto entre o cidadão e as instituições, pelo que continuamos a tentar...

No "Portal do Cidadão" está disponível o projecto "A Minha Rua", que permite a qualquer pessoa denunciar situações que necessitem de reparação. Os responsáveis comprometem-se a entrar em contacto com a entidade competente (câmaras, juntas de freguesia...) e informar logo que o problema esteja resolvido. Enfim, vale a pena experimentar... Algumas autarquias locais da região, já aderiram.

Entretanto, vá acompanhando o debate público para a alteração da "Lei dos Solos" (aqui). Já estão disponíveis alguns documentos interessantes, nomeadamente um estudo sobre o que se está a passar em Espanha. Não só não é inevitável o que temos, como, pelo contrário, é altamente suspeito que tão pouco tenha mudado em tanto tempo.

Sem comentários: