quinta-feira, setembro 02, 2010

O mistério do gradeamento da varanda da Biblioteca

"O que levará a Camara Municipal de Vouzela a manter há anos essa primeira varanda da Biblioteca Municipal sem gradeamento? Não sei se seria útil a sua colocação mas, pelo menos estecticamente, a sua instalação é obrigatória. Parece-me...
Deixo a questão, na esperança que encontre interesse em abordar este assunto no PASTEL DE VOUZELA"- Mail que recebemos de Victor Azevedo.

O edifício é do século XVII e a sua imponência merecia história mais elaborada. Por exemplo, o assalto de um cavaleiro apaixonado que, na ânsia de libertar doce donzela, tivesse danificado o gradeamento. Ou um tribuno que, no calor do discurso, se tivesse debruçado em excesso, aterrando nos braços da multidão. Nada disso.Tudo se limitou a uma vulgar cacetada de uma moderna camioneta com as medidas mal tiradas. A partir daqui, as versões divergem: há quem garanta que o arranjo obrigava a substituir toda a pedra da varanda; há quem avance complexos cálculos de relação entre as medidas da varanda e a largura do passeio; há quem arrume o assunto com um simples "nunca mais se lembraram". Seja como for, é um dos "mistérios" de Vouzela, fazendo todo o sentido a chamada de atenção de Victor Azevedo. Para recordar a varanda com o gradeamento, basta "clicar" aqui.

2 comentários:

Mar disse...

Realmente...Uma daquelas coisas que vemos, mas em que não reparamos. É estranho que um edifício daqueles permaneça assim.

Victor Azevedo disse...

Obrigado pelo bom e rápido acolhimento do meu reparo!
Oxalá a Câmara Municipal de Vouzela siga o vosso exemplo e também com brevidade coloque o necessário gradeamento para uma boa estectica do bonito edifício!