quarta-feira, julho 21, 2010

Números que interessa conhecer quando se fala de... "números"

Em 1957 existiam, no concelho de Vouzela, 32 escolas (7 femininas, 7 masculinas e 18 mistas) e 17 "postos escolares". Todos esses equipamentos eram frequentados por 1668 crianças (890 rapazes e 778 raparigas), o que dava uma média (arredondada) de 34 petizes por estabelecimento. Por essa altura, Vouzela tinha um saldo fisiológico positivo (números de 1954 referem 336 nascimentos e 198 óbitos) e orgulhava-se de ser o concelho com menor taxa de analfabetismo do distrito.

No entanto, a década de 50 marcou o início de um movimento migratório que, a pouco e pouco, inverteu o optimismo dos números. Por essa altura, muitos vouzelenses tentaram melhor sorte em centros nacionais de maior dimensão, ou optaram mesmo pela saída do País, tendo Brasil e África como principais destinos. Reflectindo isso, o "Notícias de Vouzela" começou a publicar colunas de correspondentes noutras paragens, como a famosa "Daqui, Rio de Janeiro" de Afonso Campos, bem como anúncios publicitando actividades nos mais diversos cantos do mundo. A situação chegou a tal ponto, que vezes houve em que "Os Vouzelenses" tiveram dificuldade em formar equipa. Até ao final da década calcula-se ter havido uma quebra de 5 por cento na população residente.

Tal como sucedeu na maior parte do país, foi nos anos 60 que se sentiram as principais consequências da emigração. De acordo com o "XI Recenseamento Geral da População Portuguesa" (Instituto Nacional de Estatística), entre 1961 e 1971 a totalidade da população do concelho desceu para 13128 habitantes, menos 2168 do que na década anterior. Contudo, freguesias houve que viram o número de residentes aumentar: P. Vilharigues (mais 31 pessoas), Fornelo do Monte (mais 8 pessoas) e Vouzela (mais 4 pessoas). Esta última tinha, na altura, 1231 habitantes.

A partir de então a quebra demográfica foi constante. Com todas as reservas que a Wikipédia nos deve merecer, os números apresentados estão de acordo com a actualização feita pelo INE em 2006 (na página apresenta-se ligação para o documento original). Neste último estudo, o concelho de Vouzela tinha 11755 habitantes e o maior índice de envelhecimento de toda a região. A população até aos 24 anos, pouco ultrapassava os 25 por cento.

No próximo ano vai ser divulgado novo estudo que, ou muito nos enganamos (quem dera!), ou vai confirmar esta tendência. Mas, gostemos ou não, são estes números que interessa conhecer, quando se discute o encerramento de escolas, de serviços de saúde e, sobretudo, a indiferença que sentimos pelos problemas do Interior. Também são estes números que explicam certas prioridades definidas pelos responsáveis locais. Ao fim e ao cabo, o que está em causa... são "números".
_____________________
Nota: Para além das publicações do INE que foram citadas, usamos números publicados pelo "Notícias de Vouzela" de 01/02/1955, 16/03/1955 e 01/03/1957.

Sem comentários: