quarta-feira, julho 28, 2010

Festas do Castelo em 1937

Programa das festas do Castelo, publicado no "Notícias de Vouzela" de 1 de Agosto de 1937 (clique na imagem para ampliar)

"Mais uma vez as festas do Castelo se vão efectuar, dando animação à terra, vibração aos espíritos e alegria a todos.
Apesar das inúmeras dificuldades de tôda a espécie, nosso bairrismo não as deixa morrer, e de ano para ano vão melhorando.
E no dia da festa, a vila enche-se de galas; há mastros com bandeiras, festões de verdura, balõesinhos, fôgo de vistas, música e muita gente que gosa o arraial alegremente.
Todos estreiam os seus fatos, os seus vestidos, e as raparigas dão a nota de côr.
A maioria daquêles que estão fora de Vouzela, escolhem êste dia para cá estarem, e os que estão longe, no ultramar, recordam com saudade estas festas, as de domingo cá em baixo na vila, e as de segunda feira lé em cima, no monte do Castelo, onde são imolados à festa pagã, dezenas de leitões assados e dezenas de pipos de belo vinho vêrde da Lafões.
Mas aquêles que estão no Brazil ou na África, nunca perdem a esperança de voltar a gozar êste dia, e êsse dia chegará sempre" -
Luiz (1)

Os documentos que publicamos, são testemunhos de outras formas de viver as "festas" que se aproximam. Em tempos de menor oferta, o acontecimento justificava fato novo e "comboios especiais, a preços reduzidos, organizados pela Companhia do Vale do Vouga". Vouzela acordava às seis da manhã com "salva de 21 tiros" e marcava encontro com os seus ainda poucos emigrantes ao longo de três dias animados por bandas e ranchos folclóricos. Havia chá e caldo verde servidos pelas "gentis meninas" da vila e tudo terminava numa monumental merenda, espécie de romaria à razão de ser tudo isso: o monte da Senhora do Castelo.

Estava-se em 1937. Há um ano que a vizinha Espanha se encontrava a ferro e fogo e já poucas esperanças havia de evitar idêntico destino ao resto da Europa. Nos exames finais da "escola primária" participaram, então, 84 alunos do concelho (56 rapazes e 28 raparigas), sendo a maioria (22) da freguesia de Vouzela. Não houve reprovações. Mais adiantados, uma dúzia de jovens tinha direito a nome publicado nas páginas do jornal, devido aos bons resultados conseguidos em diversos níveis de ensino. O presidente da Câmara, Dr. Pinto Basto, anunciava a próxima construção de "passeios em cimento", nas ruas Mousinho de Albuquerque, Conselheiro Morais Carvalho e Avenida João de Melo e, devido às obras, o chafariz da Praça da República teve que ser transferido "para o Figueiredo- Largo do Convento". Foi há 73 anos.
________
(1)- Todas as informações foram retiradas da edição de 1 de Agosto de 1937 do "Notícias de Vouzela".


1 comentário:

CP disse...

Outros tempos, mas que de alguma forma nos deixam saudades, mesmo que não os tenhamos vividos. Parece tudo mais genuíno e simples.