segunda-feira, dezembro 14, 2009

Cédulas emitidas pela Câmara Municipal de Vouzela

[ver ADENDA]
Durante a grave crise económica que afectou Portugal no final da I Grande Guerra e, essencialmente, nos anos imediatos ao pós-guerra, muitos cidadãos resolveram amealhar as moedas que se encontravam em circulação, visto que o valor do seu metal era superior ao próprio valor facial das moedas.

Verificou-se, assim, uma falta significativa de moedas de valor facial mais baixo, pelo que, principalmente entre 1919 e 1922, várias instituições emitiram cédulas que vieram suprir essa escassez de trocos. Câmaras Municipais, Associações Comerciais e Industriais, Misericórdias, Mercearias, Papelarias, centenas de instituições, emitiram essas cédulas, cujo valor variava, na sua maioria, entre um e vinte centavos.
A Câmara Municipal de Vouzela emitiu três cédulas, aqui reproduzidas, de 1, 2 e 4 centavos.









[Adenda] Em especial para o nosso amigo Victor Azevedo, a nota de 4 centavos foi recolocada online com mais resolução para que possa ser apreciada em todo o esplendor. O tamanho original de cada nota é de 7,4 cm x 5,5 cm.

3 comentários:

Zé Bonito disse...

Ora aqui está um verdadeiro serviço público. Uma prenda de Natal antecipada para todos os leitores e para aqueles que queiram e saibam aproveitar.

Victor Azevedo disse...

Maravilha!
(Pena não podermos ver com maior ampliação...)
Mas, o prazer foi grande vendo estas verdadeiras pérolas!
Obrigado e parabéns pela posse e exibição pública destas belas relíquias!

Luís Filipe disse...

Magnífico! Que pérolas! Parabéns e obrigado por esta prenda de Natal, CP!