quarta-feira, junho 17, 2009

Pormenores-III

A ideia começou a ser concretizada em 1914, quando a Comissão Municipal "deliberou que se adquirisse terreno para a praça (...) num ponto central da vila"(1). Mas, fazendo juz à nossa longa experiência em "falta de recursos", em 1927 ainda se andava às voltas com as obras, a partir de um projecto do Arquitecto Raul Lino. Assim nasceu o nosso mercado, ainda em funcionamento, bem no centro da actual Avenida João de Melo.

Para além dos objectivos para que foi pensado, albergou diversas actividades, mantendo-se como um dos mais significativos edifícios construídos em Vouzela no século XX. Hoje, com o primeiro módulo destinado a sede da Associação Empresarial de Lafões, foi "ornamentado" com um desnecessário letreiro luminoso, daqueles "embalados" em tubagem de plástico. Para quem muito depende da imagem, aconselha-se maior atenção aos pormenores. Este é dos tais que destroem os melhores ângulos.

__________________________
(1)- in, Vouzela- A Terra, os Homens e a Alma

2 comentários:

CP disse...

:-(
Quem é que se lembra de colocar um letreiro destes? Esperemos que seja para antecipar o Natal e que no dia 7 de Janeiro seja retirado.
Além de se desadequar completamente ao edifício, desprestigia enormemente a própria associação.

ana disse...

Sem dúvida a "estragar" o edifício...