quinta-feira, março 05, 2009

Ideias simples, simples ideias

Retirado daqui


Por outro lado imaginemos que o Estado decidia que em todas as cantinas de escolas, hospitais, quartéis , prisões mais de 50% dos produtos seriam produtos de época e produzidos a menos de 200 Km de distância (duas típicas medidas a adoptar para uma alimentação mais sustentável). Não falo já de procurar reduzir os produtos processados, sejam eles conservados quimicamente, pelo frio ou de outra maneira qualquer (...)- Ambio.

Pois é. Ideia tão simples que, de certeza, já está na agenda do Conselho de Ministros. Assim como não deve tardar a notícia de que os tais novos edifícios escolares vão ser todos equipados com painéis solares e sistemas de aproveitamento das águas pluviais e de reciclagem das águas residuais. Isto, para já não falar da monitorização da qualidade do ar e da utilização de materiais de construção de reduzido impacto ambiental. Mais: ninguém duvida de que os estímulos à instalação de painéis solares, vão ser alargados a todos os portugueses, esclarecidas todas as dúvidas e, por uma vez, sem suspeitas e trapalhadas afins. E só devem estar à espera do aproximar das eleições para anunciar que todos os edifícios sob a responsabilidade do Estado (ou, pelo menos, os mais usados) vão ser alvo de obras de modo a reduzir o seu consumo de energia. Também já deve estar no bloco de notas do nosso primeiro-ministro, a directiva para que a frota automóvel de todos os serviços seja constituída por viaturas de baixo consumo e passe, obrigatoriamente, a reutilizar os pneus, através da recauchutagem.

Ideias simples, que mexem na Economia, reorientando consumos, estimulando actividades e acrescentando-lhes valor. Ideias simples, que “conciliam” economia com ambiente. Ideias simples, de quem sabe que os exemplos vêm de cima. Talvez merecessem mais do que serem... simples ideias.

Sem comentários: