Apesar do predomínio de decoração barroca- que fez o editor do postal "atirá-la" para o tempo de D. João V (princípios do séc. XVIII)- a verdade é que nunca vi qualquer registo preciso sobre a data de construção desta igreja.
Estes postais JC.AL. são da segunda metade dos anos 1940. Nos anos 40, 50 e 60 estavam na "moda" as colecções de postais fotográficos a preto e branco.
Respigo de "Portugal Património - Guia Inventário " Volume IV,pag.191editado pelo Círculo de Leitores,(uma obra onde Vouzela se encontra amplamente retratada) o seguinte: "...São Frei Gil foi um importante dominicano que chegou a desempenhar o cargo de provincial da ordem na Península Ibérica Filho, segundo parece de Rui Pais de Valladares, nobre da corte de D.Sancho I e alcaide de Coimbra, nasceu em Vouzela nos finais do século XII, na antiga Quinta da Cavalaria, onde hoje existe a Igreja da Misericórdia. A sua importância na história medieval portuguesa levou a que Vouzela lhe atribuísse o estatuto de padroeiro e lhe consagrasse uma capela. Em 1626, por intermédio de António Escovar Tavares, corregedor de Santarém e natural de Vouzela, aqui foi recolhida uma relíquia do santo (um fragmento do maxilar inferior). O templo que chegou até nós é um edifício do século XVIII (reinado de D. João V) de grande impacto cenográfico e grande qualidade artística. A fachada principal, de pano único delimitado por cunhais de cantaria encimados por pináculos em forma de urna, é uma peça escultórica de assinalável exuberância ..."
3 comentários:
Apesar do predomínio de decoração barroca- que fez o editor do postal "atirá-la" para o tempo de D. João V (princípios do séc. XVIII)- a verdade é que nunca vi qualquer registo preciso sobre a data de construção desta igreja.
Estes postais JC.AL. são da segunda metade dos anos 1940.
Nos anos 40, 50 e 60 estavam na "moda" as colecções de postais fotográficos a preto e branco.
Respigo de "Portugal Património - Guia Inventário " Volume IV,pag.191editado pelo Círculo de Leitores,(uma obra onde Vouzela se encontra amplamente retratada) o seguinte:
"...São Frei Gil foi um importante dominicano que chegou a desempenhar o cargo de provincial da ordem na Península Ibérica
Filho, segundo parece de Rui Pais de Valladares, nobre da corte de D.Sancho I e alcaide de Coimbra, nasceu em Vouzela nos finais do século XII, na antiga Quinta da Cavalaria, onde hoje existe a Igreja da Misericórdia. A sua importância na história medieval portuguesa levou a que Vouzela lhe atribuísse o estatuto de padroeiro e lhe consagrasse uma capela. Em 1626, por intermédio de António Escovar Tavares, corregedor de Santarém e natural de Vouzela, aqui foi recolhida uma relíquia do santo (um fragmento do maxilar inferior).
O templo que chegou até nós é um edifício do século XVIII (reinado de D. João V) de grande impacto cenográfico e grande qualidade artística. A fachada principal, de pano único delimitado por cunhais de cantaria encimados por pináculos em forma de urna, é uma peça escultórica de assinalável exuberância ..."
Enviar um comentário